Porque tem pessoas tentam sempre agradar?

Pode ser sinal de insegurança quando a pessoa fica muito preocupada com o que o outro pensa e com o que ele deseja. Ela costuma abrir mão de suas vontades e bem estar, porque coloca o outro sempre em primeiro lugar. Priva-se de muitos prazeres e sonhos porque tem medo de não ser aceita ao dizer não para os amigos e familiares.

A dificuldade em se posicionar, dizer não, é por medo de ser rejeitada, mal entendida e mal interpretada. A pessoa fica angustiada e sufocada por querer agradar sempre. Essa boa vontade normalmente vem acompanhada de expectativas:

– Receber reconhecimento;
– Ser elogiada;
– Ser vista como uma boa pessoa.

Normalmente:

– Ajuda os outros para receber atenção, e também para não ser desaprovada.
– Faz coisas para os outros para se sentir útil e necessária, assim sempre o outro precisará dela e irá procurá-la.
– Por medo de ser rejeitada, inventa desculpas para justificar os seus nãos, muitas vezes mentindo para não perder a presença e companheirismo do outro.

Dessa forma, sofre prejuízos na vida. Por a pessoa ser permissiva e não colocar os limites, os outros tendem a não respeita-lá e abusarem dessa boa vontade. No fim de todo o sacrifício, ela acaba se frustrando, porque mesmo fazendo tudo pelos outros, sente que ainda assim não a valorizam como merece.

É muito difícil a pessoa chegar ter a sensação de ser valorizada, pois a sua insatisfação e incertezas é com ela mesma. Por mais que receba do outro o olhar de agradecimento, nunca será o suficiente, porque a sua autoestima baixa não a permite se sentir boa o bastante. Ela não consegue substituir a insatisfação pessoal com a aprovação dos outros.

É fundamental perceber que dessa forma ela não atrai verdadeiras amizades ou relações saudáveis. Ela se anula e fica refém dos seus medos de ser desaprovada.

É preciso entender o emocional, o que a leva sentir essa necessidade de agradar o outro (quais os motivos de querer receber esse tipo de atenção, aceitação e aprovação). Nesses casos, é indicado acompanhamento psicológico.

http://www.michelliduje.com.br