Por que as pessoas mentem e como parar de mentir?

menitra branca

A “mentira branca” é aquela mentira socialmente aceita, usada pela maioria das pessoas para melhorar os relacionamentos e evitar conflitos. Mas se torna preocupante quando a pessoa mente para conseguir dizer “não”, arranjando desculpas e justificativas para não contrariar ou desagradar os outros.

Frequentemente, acredita que se disser “não”, ficarão bravos com ela. Não dá limites por medo de “perder o outro”. A pessoa precisa perceber que se não der limites, não a respeitarão, pelo contrário, desrespeitarão os seus limites e não a valorizarão por quem ela é.

Se sempre disser “sim” ou sempre arranjar desculpas para os seus “nãos”, estará reforçando e incentivando os outros a “explorarem”.

Não tem como agradar à todos. Nessa tentativa de agradar, a pessoa passa a vida se desagradando.

Nesse caso, normalmente mente porque não se aceita, não se respeita, não se valoriza, e por isso tem medo de ser rejeitada, porque na verdade é ela mesma quem se rejeita e se abandona.

Para superar as inseguranças é importante o autoconhecimento. Para começar a enfrentar esses medos, a pessoa pode refletir:

– Será que você se gosta e se aceita? Você se respeita e faz com que os outros te respeitem?

– Você está sendo sincera com os outros e com você mesma? Quais são os seus reais medos que te levam a mentir?

– Quantas vezes você se prejudicou agindo assim?

– Que “tipo” de pessoas você tem atraído para perto de você?Será que são pessoas que apenas querem se “aproveitar” de você? De alguma forma você “alimenta” esse comportamento nas pessoas?

Não existem pessoas perfeitas

A pessoa se tornará muito mais interessante e autentica quando se sentir segura para estabelecer limites.

Quando a pessoa não consegue se sentir bem com ela mesma, a ponto de deixar a sua identidade de lado para agradar, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

 

www.michelliduje.com.br