Pessoas carentes e desconfiadas

Falta de autoconfiança gera dúvidas e desconfiança. Foto: Pixabay

A insegurança costuma causar carência e desconfiança. A falta de autoconfiança gera dúvidas, e mesmo a pessoa recebendo atenção, ela pode acreditar estar sendo ignorada, não amada ou não considerada o suficiente pelo outro. Esses e alguns outros pensamentos são os que geram desconfianças:

*Ele não está sendo sincero

*Não gosta de mim

*Está me rejeitando

Com esses sentimentos confusos, a pessoa insegura pode se tornar arisca e se distanciar. Ela passa do oito para o oitenta, daquele que quer atenção, para aquele que não quer mais contato e conversa. Muitas vezes levando o outro a:

*Não entender e se assustar com a situação

*Desgaste, desestimulando o outro a querer continuar essa relação

*Com tantas oscilações, o outro se cansa e se afasta da pessoa

É importante entender as carências emocionais. Normalmente a pessoa espera do outro aquilo que ela precisa proporcionar a si mesma. Por exemplo, o medo de ser abandonada pode ser sinal de que a própria pessoa está se abandonando. É fundamental pensar:

*Quais são as minhas reais carências?

*Como eu me sinto? O que eu sinto falta em mim?

*Em qual situação da minha vida me senti rejeitada e abandonada?

*O que me faz ter esse medo de acontecer novamente?

*Por que fiquei presa a esse passado?

*O que me prende àquela situação?

É necessário trabalhar a autoestima e a confiança. A dedicação deve ser consigo mesmo, se dando o próprio valor, amor e carinho. Aceitando-se, reconhecendo as próprias qualidades, sentindo-se interessante. Quando fica difícil de fazer essa avaliação e superar essas carências, é indicado o acompanhamento psicológico.

www.michelliduje.com.br