Normalmente a pessoa se torna intolerante e irritada quando está sobrecarregada emocionalmente, quando não consegue dar conta de algumas situações da sua vida. Pode ser por questões que está vivendo hoje, ou por coisas que já aconteceram há muitos anos e não consegue superar.

continua após a publicidade

A pessoa se sente presa e sufocada pelos problemas. Fica carregada de sentimentos negativos, sensível a qualquer acontecimento que a deixe desconfortável, tornando-se cada vez mais impaciente e “explosiva”.

O seu “copo está cheio” de questões emocionais mal resolvidas, o que a leva a ficar com o “pavio curto” e com dificuldade de se controlar.

Em alguns momentos é agressiva, briga e desconta sua raiva em quem mais poderia ajudá-la. Tudo se torna ainda mais difícil com esse comportamento, porque pode afastar oportunidades e pessoas bacanas de sua vida. Isso só a deixa com mais problemas e preocupações.

Para entender o que está desencadeando a intolerância e irritação, precisa:

*Perceber em quais situações existe o desgaste emocional. Em quais situações fica mais estressada?Normalmente quando está em um lugar? Surge determinado assunto, ou quando uma determinada pessoa está junto? O que esse contexto a faz pensar e lembrar?

*O que realmente está difícil de suportar e está incomodando hoje?

*O que precisa fazer para enfrentar essa situação? Quais são as pessoas e profissionais que podem te ajudar nesse momento?

É importante reconhecer a fonte de sua irritação, buscando formas de enfrentar e lidar, tomando cuidado para não se descontrolar, pois a sua impaciência pode causar ainda mais preocupações e problemas.

É fundamental o acompanhamento com o psicólogo quando a irritação fica intensa e prejudica de forma significativa a vida da pessoa.

www.michelliduje.com.br

continua após a publicidade