enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Michelli Duje

Divã da Tribuna

Michelli Duje

Aqui vamos conversar sobre comportamento, relacionamentos e os conflitos que as pessoas encontram em sua vida.

O amor não lê pensamentos

  • Por Michelli

Muitas pessoas fantasiam e criam expectativas sobre o que é ser amado. Alguns acreditam que não precisam dizer sobre os seus desejos e expectativas, sobre o que esperam dos seus companheiros, ou então sobre aquilo que os magoam ou os deixam decepcionados porque imaginam que o amor lê pensamentos. A pessoa pensa que se o outro realmente gosta dela, ele tem que perceber o que ela sente e quais são as suas vontades sem precisar dizer uma palavra. Aquele que acredita que o amor lê pensamentos pode interpretar errado as atitudes e falas do companheiro, podendo gerar confusão e desentendimentos entre o casal:

*Ele (a) não me liga o tanto que eu gostaria, acho que ele não gosta tanto de mim.

*Sempre quis viajar para “tal lugar”, mas ele (a) não me convida, não faz nada para me agradar.

*Ele (a) nunca se ofereceu para fazer “tal coisa” para mim, ele não se importa comigo.

Essa falha na comunicação costuma gerar discussões e brigas, distanciando o casal. O parceiro fica perdido e confuso, sem saber o que fazer quando a pessoa não diz o que pensa ou quer. Por outro lado, a pessoa que não fala as coisas pode se sentir chateada, insegura, duvidando dos sentimentos do seu parceiro.

Uma das coisas mais importantes é a comunicação, ela é a base para um relacionamento saudável. É perigoso quando o casal não é claro ao dizer aquilo que sente, deseja ou se incomoda, porque o “silêncio” compromete a intimidade e a confiança entre eles. Normalmente gera insegurança ou afastamento entre eles. Quando o casal deixa de falar sobre o que cada um quer na relação, também deixa de falar sobre os planos de vida juntos.

A famosa sintonia do casal é construída e alimentada pelas conversas. Às vezes essas conversas serão sobre projetos de vida, e às vezes serão sobre desentendimentos e mágoas. Seja qual for o assunto da conversa, é importante o casal buscar a união e a solução dos problemas, focando naquilo que aproxima e fortalece o namoro ou casamento. A comunicação deve ser sobre os motivos que os levam a querer ficarem juntos, sobre quais os comportamentos que os dois precisam melhorar para diminuírem os desentendimentos, sobre como podem se respeitarem mais e podem construir um amor mais saudável. Para isso realmente acontecer, é fundamental o diálogo honesto e respeitoso entre eles.

Dicas para começar a dizer o que é importante para o seu companheiro:

*Primeiro: avalie o que “é” e o que “não é” importante dizer (tenha maior autoconhecimento sobre você, sobre as suas emoções e desejos que você gostaria de dividir com o seu companheiro).

*Segundo: tenha autoconfiança e se valorize, estabeleça os seus limites e compartilhe os seus sonhos e vontades com seu parceiro (algumas pessoas têm autoestima baixa, e por isso tem receio de falar sobre seus sentimentos e desejos. Quem realmente vale a pena, vai te respeitar e vai buscar entender aquilo que é importante para “você”).

*Terceiro: Olhe “o lado” do parceiro, perceba que ele também tem os projetos e desejos dele (faz parte da relação ter jogo de cintura, em que uma vez um ou outro precisa ceder. Obs: a pessoa não pode ceder quando o parceiro é violento verbalmente ou fisicamente).

*Quarto: Esteja preparada para ouvir o parceiro discordar. Mesmo que a pessoa diga o que ela sente ou deseja, nem sempre o parceiro irá compreender ou corresponder às expectativas. Não há nada de errado nisso. Faz parte da vida amorosa ter opiniões diferentes. Quem ama não precisa sempre concordar ou realizar os desejos do outro. As pessoas são diferentes, têm as suas individualidades, com pensamentos, valores, vontades e desejos próprios. Uma vontade não pode passar por cima do bem estar do outro. É preciso equilíbrio, respeitando a saúde física e mental de cada um.

O amor não é advinha. Se a pessoa não disser, o outro não tem como descobrir, por mais que ele a ame. É indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa tem dificuldade de conversar com o parceiro e dizer as coisas que ela considera importantes.

www.michelliduje.com.br

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas dos blogs

Galera da Tribuna

Futebol Bizarro

Galera da Tribuna

Mão de alface, frangueiro, perna de pau, pipoqueiro, prego e todas as mancadas que se vê no futebol. Venha se divertir com a gente!

·

Pamela Anderson rouba a cena na festa da França

Diogo Souza

Direto do Octógono

Diogo Souza

Notícias sobre o mundo da luta. Tudo sobre artes marciais, MMA, UFC e outros campeonatos e eventos.

·

UFC Hamburgo: Em quem ficar de olho?

Cartoleiros da Tribuna

Esse time é meu!

Cartoleiros da Tribuna

“Quer mitar no cartola? Veja todas as dicas do blog Esse Time é Meu e torne-se o mito da sua liga.

·

Dicas Cartola FC 13ª Rodada - MITANDO!

Últimas Notícias

Mais comentadas