Você já ouviu falar ou viu nas redes sociais postagens que dizem “eu não preciso de terapia, preciso viajar” ou “gastar dinheiro para pagar a terapia? Prefiro comprar umas blusinhas”? Pois é, viajar, fazer compras e conversar com os amigos é muito importante para a saúde mental, mas não substitui o tratamento com o profissional especializado: o psicólogo. Se algo vai mal, você pode fazer todas essas coisas, mas nem a viagem, nem as compras ou qualquer outra atividade poderá realmente te fazer se sentir melhor de forma duradoura.
O trabalho do psicólogo é muito mais que apenas ouvir o paciente falar e também não é apenas uma conversa. Ele irá ouvir sim. Mas, ao mesmo tempo, irá usar o conhecimento científico como ferramenta para ajudar o próprio paciente a encontrar soluções para as questões que o estão incomodando, seja para se sentir ou se conhecer melhor, lidar de forma mais adequada com os problemas na família e até progredir na carreira.
Todos: crianças, adolescentes, adultos, casais, famílias e idosos podem se beneficiar com a Psicologia. Mas, veja bem, é preciso procurar um profissional de verdade, que tenha formação na área e que atue de forma ética. Afinal, você confiaria em um cardiologista que não fosse formado? E em um dentista? Saúde mental é coisa séria e seu tratamento deve ser realizado apenas por profissionais que sejam especializados nela.
É importante saber também que não precisa estar com um problema mental ou doente para consultar um psicólogo. O profissional atua em diversas áreas como a educação, esportes, na área organizacional e no trabalho, na hospitalar, nas relações das pessoas com o meio ambiente, no trânsito e em várias outras.
Este domingo, 27 de agosto, é o Dia do Psicólogo. Para comemorar essa data, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), um órgão que reúne os profissionais e que também cuida para o trabalho oferecido à sociedade seja ético e de qualidade, lançou a campanha “Psicologia é com o Psicólogo”. Ficou curioso para saber em quais áreas o psicólogo pode te ajudar? O site psicologiaecompsicologo.crppr.org.br explica tudo certinho. Confere lá!

continua após a publicidade

Autora: Karla Losse Mendes

http://www.michelliduje.com.br

continua após a publicidade