Muitas vezes a pessoa se sente só no mundo, isso não significa algo negativo. É natural ter esse sentimento em algum momento da vida, mas se torna preocupante quando a pessoa sente a solidão com freqüência, interferindo a sua vida pessoal e / ou profissional.

continua após a publicidade

A vida agitada pode contribuir para essa sensação de solidão, já que falta tempo para investir nas relações pessoais.

Alguns acontecimentos (ex: falecimento de alguém próximo, separação) e dificuldades emocionais (ex: baixa autoestima, dificuldade em se comunicar) podem levar a pessoa a se sentir:

*Abandonada, insegura, desprotegida, sem apoio, incapaz

*Incompleta, como se faltasse algo. A pessoa pode tentar preencher essa falta com droga, álcool, … ou também ela pode se tornar dependente emocionalmente dos outros, sempre buscando aprovação e reconhecimento

*Sem sentido ou objetivos na vida, ficando desmotivada e desanimada

            Existe diferença em estar sozinho e sentir solidão. A pessoa que sente solidão no dia a dia pode ter emoções negativas (como as citadas acima). Já quem se permite ficar sozinho em alguns momentos, pode aproveitar a oportunidade para escutar os próprios sentimentos, amadurecer e colocar os pensamentos em ordem, aumentando o autoconhecimento, acolhendo e curtindo a própria companhia. Ter momentos só pode ser muito positivo e saudável.

            Quem sente solidão a maior parte do tempo, tem que ficar alerta, porque isso pode ser sinal de depressão. O quadro de depressão mais grave pode levar a pessoa a pensar que a única saída e solução é o suicídio. Para não chegar a esse ponto e ter risco de desenvolver quadro de depressão, é indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa não consegue lidar com a sensação de solidão.

www.michelliduje.com.br

continua após a publicidade