Dicas para melhorar sua imagem e passar boa impressão

Passar uma boa imagem é fundamental tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Foto: Pixabay

Passar boa impressão significa transmitir uma imagem positiva sobre si. Para isso acontecer, é importante prestar atenção:

Vestimenta: você deve avaliar se sua roupa está de acordo com o que deseja passar e com o lugar que frequenta. Por exemplo, se o seu trabalho é formal, é importante você estar de acordo, inclusive em festas e eventos da empresa. Tome cuidado para não parecer desleixado, descuidado ou provocativo. Em momentos de lazer, você pode usar roupas mais informais. Onde quer que esteja, lembre-se que as pessoas estarão te avaliando.

Postura corporal: se você ficar retraído, corcunda, encolhendo-se , demonstrará insegurança e medo. É interessante se endireitar de forma ereta, alinhando o seu corpo.

Ritmo de conversa e tom de voz: é importante equilíbrio na conversa. Caso apenas você fale, poderá ser cansativo para a outra pessoa “só ouvir”. Também se você não opinar e não interagir, a pessoa se sentirá sozinha na conversa. Também fique atento ao tom de voz, nem muito alto e nem muito baixo.

Assuntos abordados: se fizer fofoca, parecer invejoso, falando só mal dos outros ou tocar apenas em assuntos negativos, as pessoas terão um olhar negativo sobre você. É interessante se mostrar positivo, sorridente, alguém que possa ser agradável para “bater um papo”.

Seja humilde e ao mesmo tempo confiante, sem parecer arrogante: pessoas prepotentes são inconvenientes e de alguma forma agressivas, gerando mal estar a quem estiver por perto. Ser simpático e educado é fundamental para atrair pessoas bacanas.

Lembre-se, quem valoriza a ética e a moral inspira confiança, faz com que os outros queiram a sua companhia. Avalie sua imagem e sua postura com as pessoas e a vida. Pense: Como você acha que as pessoas te enxergam? Como gostaria que elas te olhassem? Como realmente você tem se apresentado?

Muitas vezes a pessoa não percebe que ela passa uma imagem completamente diferente do que ela imagina, gerando problemas no trabalho e na vida pessoal. Caso esteja ocorrendo situações em que você se sinta “atacado por todos os lados”, é interessante repensar se não há algo que tenha que refletir sobre sua própria pessoa. O psicólogo pode ajudar nessa reavaliação e superação. O profissional também pode ajudar a autopercepção, que refletirá na imagem pessoal positiva.

Respeite o seu jeito de ser, sem esquecer que as pessoas formam uma opinião (imagem) ao seu respeito.

OBS: não esquecer dos cuidados pessoais como higiene, aparência dos cabelos, dentes, pele, …

www.michelliduje.com.br