Aumente as suas oportunidades de trabalho

Networking é a rede de contatos pessoais e profissionais que pode ajudar a impulsionar a carreira profissional. Participar de encontros e eventos aumenta as chances de enriquecer sua rede de contatos. Nessas ocasiões é preciso ficar atento para deixar uma boa impressão. Sorria, mostre-se positivo. Todos gostam de pessoa gentil, educada e solícita. Vestimenta e postura devem ser adequadas ao ambiente frequentado. Avalie qual imagem você passa e qual gostaria de passar. Pessoas próximas podem ajudá-lo nessa análise.

Não fique isolado ou somente com quem já conhece. Amplie seu networking, tenha iniciativa, mostre suas qualidades. Mas tome cuidado para não parecer ansioso ao expor suas aptidões. Durante a conversa é interessante escutar mais e falar menos. O segredo é o equilíbrio, demonstre empatia pelo outro, ao que ele diz, e em momentos oportunos, fale sobre o que está realizando profissionalmente.

Seja objetivo e claro. Saiba pedir ajuda sem invadir o espaço do outro ou ser inconveniente. Nem sempre a pessoa poderá ajudar e às vezes ela não estará num “bom dia”. De qualquer forma, agradeça sem parecer bajulador. Você também pode se oferecer a ajudar sem esperar algo em troca. Isso não significa que não poderá recusar algo ou dizer “não”.

Ao final dos encontros e eventos, é conveniente dizer que retornará o contato com a pessoa. Ao informar sua intenção, evitará o risco de ser importuno. É interessante trocar cartões de visita. Também pode se utilizar da internet (Facebook, blog, e-mail) para manter o contato. Mas as redes sociais exigem cuidados. Não se exponha ou cometa erros de português.

Desenvolver a habilidade de se comunicar transmite credibilidade, possibilitando futuras parcerias. Para isso é importante sentir-se seguro. Então reflita: Você se sente confiante? Dê oportunidade para seus potenciais “aparecerem”. Trabalhe suas inseguranças. Inicialmente, você pode treinar com alguém que se sinta à vontade. Ele poderá ajudar a analisar e melhorar sua postura, tom de voz, ritmo de conversa. Dê abertura para receber retornos positivos e negativos, esses conselhos te ajudarão a aprender com erros e acertos.

É importante criar e aproveitar as oportunidades, treinar a comunicação, constantemente se autoavaliar e trabalhar pontos que precisam melhorar. É preciso ser persistente. Foque na conquista, não nos obstáculos. Se desafie, aproveite as dificuldades para crescimento pessoal e profissional. O psicólogo poderá ajudar a superar obstáculos caso necessite.

Quero fazer várias coisas e acabo não fazendo nada