Foto: The Rainforest Foundation UK
O líder dos Suruí-Paiter, Almir Narayamoga Suruí, um dos empreendedores mais criativos do mundo, está a caminho de Curitiba. Referência quando se fala de sustentabilidade, Suruí desenvolveu uma estratégia bem sucedida para alcançar o que parecia impossível: o respeito do homem branco, o fortalecimento da cultura de seu povo, o sustento da aldeia – no meio da floresta Amazônica- e, acima de tudo, a preservação do meio ambiente. Suruí vem para a capital paranaense para participar o Fórum Virtual para Soluções Inovadoras, que acontece nos dias 29 e 30 de abril.
Na ocasião, o líder dos Suruí-Paiter vai falar sobre os trabalhos desenvolvidos por ele, entre eles a conquista da certificação para vender créditos de carbono no mercado internacional. Além disso, os índios instalaram uma ‘maloca’ digital, em parceria com o Google Earth, onde divulgam as tradições culturais, mapeiam o desmatamento da floresta e se aperfeiçoam nas diversas tecnologias digitais. Temas que serão destaque durante a palestra deste indígena visionário. O cacique, que vive sob escolta da Força Nacional de Segurança por conta das ameaças de morte que recebe por denunciar a atividade ilegal da madeira, irá abordar, também, a necessidade da criação de um modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O principal objetivo do Fórum é envolver as empresas e a comunidade em busca de soluções em rede para três temas relevantes para a comunidade Suruí-Paiter: educação, cultura e sustentabilidade. Além de palestras com especialistas, um Fórum Virtual também será realizado com o intuito de captar propostas inovadoras que serão submetidas à análise de viabilidade e seleção de uma banca especializada. Os interessados podem submeter os projetos de soluções tecnológicas que atendam uma das três áreas de interesse da comunidade Suruí-Paiter para análise, que, se escolhidas, serão apresentadas para potenciais financiadores e inseridas no site da comunidade Suruí-Paiter, que estreará um programa próprio de crownfounding.
Além Almir Narayamoga Suruí, estarão presentes no evento o advogado e presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Ludovino Lopes, bem como o jornalista e diretor do Núcleo Planeta Sustentável da Editora Abril, Caco de Paula e a antropóloga e doutora em desenvolvimento sustentável, Mary Allegretti, entre outros. O evento, chamado de e-TupiMondé, abrirá as comemorações dos 25 anos da Intec (Incubadora Tecnológica) do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Sobre a INTEC: A INTEC, primeira incubadora de base tecnológica do Paraná, é vinculada ao Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) e possui um importante papel no apoio à criação de empresas de sucesso e na expansão da cultura empreendedora no Estado. Para mais informações acesse: http://intec.tecpar.br/s/home/

Curitiba recebe a etapa paranaense do Circuito de Tênis Escolar e Universitário 2014

continua após a publicidade

Vanessa Serrute, aluna-atleta da Escola Estadual São Braz. Ela foi campeã dos 12 anos em 2013 / Arquivo / Foto: Hedeson Alves

O principal evento de tênis voltado para alunos-atletas das instituições de ensino do Brasil, o Circuito de Tênis Escolar e Universitário 2014, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, está com as inscrições abertas para a seletiva paranaense. A competição que acontece em cinco estados brasileiros abrange as categorias: universitária, 12 anos, 14 anos e 18 anos (masculino e feminino). No Paraná, a disputa acontece na Prieto Tennis Ecoville (Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 961 – Eco,ville) em Curitiba/PR, no período de 24 de abril a 18 de maio, com o apoio da Federação Paranaense de Tênis (FPT).  O evento terá início com a disputa da categoria universitária, que encerra as inscrições no dia 14 de abril, próxima segunda-feira.  Para as demais categorias, as inscrições continuam abertas. Elas são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.escolaruniversitario.com.br.

Os meninos e meninas representam na competição a sua instituição de ensino e lutam pelo título da categoria em disputa. Os campeões de simples de cada categoria recebem como prêmio um treino de tênis e curso de idiomas (inglês ou espanhol) na sede de Barcelona da academia espanhola Sánchez-Casal, dirigida por Emílio Sánchez e Sérgio Casal, considerada uma das melhores da Europa e do mundo. Os alunos-atletas federados à Federação Paranaense de Tênis também poderão pontuar para o ranking estadual, grupo 01, valendo até 300 pontos.

continua após a publicidade

QUEM PODE PARTICIPAR –  Para participar do Circuito de Tênis Escolar e Universitário é exigido apenas que o aluno-atleta esteja regularmente matriculado em uma instituição de ensino de um dos estados sede da competição e goste de jogar tênis, independente de seu nível técnico. Em cada estado, serão oferecidos ainda troféus à “Melhor Escola” e “Melhor Universidade”, de acordo com o desempenho de seus atletas, na soma de resultados das chaves de simples e de duplas. As inscrições devem ser feitas por meio do site do evento (www.escolaruniversitario.com.br), de acordo com as datas abaixo. É importante ler o regulamento com atenção.

O PRÊMIO – O embarque dos campeões do Circuito de Tênis Escolar e Universitário à sede de Barcelona da academia Sánchez-Casal acontece em 12 de julho e o retorno do grupo ao Brasil está programado para o dia 26 do mesmo mês. A cortesia inclui passagens aéreas (Brasil – Espanha – Brasil), traslado (aeroporto – academia – aeroporto), hospedagem e alimentação na academia, treino de tênis, preparo físico, curso de idiomas (inglês ou espanhol) e passeios turísticos.

continua após a publicidade

ATIVIDADE EXTRA –  A entrada para conferir os jogos é franca. Além disso, em todas as etapas, serão oferecidas clínicas de tênis gratuitas à população local que tiver interesse em participar de aulas práticas do esporte. As datas e horários da atividade estão disponíveis no site do evento (www.escolaruniversitario.com.br).

O EVENTO –  O Circuito de Tênis Escolar e Universitário foi lançado em 2009, com etapas no Paraná, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, premiando, com a viagem, 24 atletas. Em 2010, com a inclusão do Rio de Janeiro no calendário, o número de beneficiados subiu para 32, alcançando a marca de 40 nos anos de 2012 e 2013, já com a Bahia na competição. Ao término da edição 2014, o evento terá beneficiado 176 alunos-atletas com o intercâmbio esportivo e cultural.

O Circuito de Tênis Escolar e Universitário é apresentado pelo Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o co-patrocínio da Azul – a transportadora oficial – e o apoio da Secretaria do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul, da Fundergs (Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul), da Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e das Federações de Tênis dos Estados do Paraná, da Bahia, de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS – ETAPA PARANÁ

De 24 a 27 de abril – categoria universitária – inscrições até 14 de abril
De 01 a 04 de maio – categoria 14 anos – inscrições até 22 de abril
De 08 a 11 de maio – categoria 18 anos – inscrições até 28 de abril
De 15 a 18 de maio – categoria 12 anos – inscrições até 05 de maio

Serviço:

CIRCUITO DE TÊNIS ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO 2014 – ETAPA PARANÁ
Data: de 24 de abril a 18 de maio
Local: Prieto Tennis Ecoville
Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 961 – Ecoville – Curitiba/ PR – (41) 3019-0888
Inscrições: GRATUITAS, pelo site www.escolaruniversitário.com.br
Mais Informações: pr@escolaruniversitario.com.br,span>

Maria Filó no Fashion Rio

A Maria Filó apresentou, na noite de quarta-feira (9), seu desfile de Verão 2015 durante o Fashion Rio. Foto de Márcio Madeira

“Mercado Central” – Verão 2015

Os mercados ao redor do mundo e as surpresas que eles reservam são o ponto de partida para o Verão 2015 da Maria Filó.

O convite da marca para a estação é que, por estas ruas, incorpore-se ao guarda roupa tudo o que enche os olhos: uma bolsa, um avental ou um pano diferente.

A modelagem segue a linha desta caminhada, com roupas de fácil uso, perfeitas para quem passeia por uma nova cidade, visitando seu Mercado Central. Leveza e sofisticação na medida certa para uma próxima parada.

A alfaiataria dá o tom com recortes geométricos importantes, além de superfícies lisas de crepe em contraponto a diferentes texturas.

No tricô, ponto forte da Maria Filó, a seda foi usada para fazê-los telados, com tecnologia de máquina, mas com ares artesanais.

O efeito 3D também aparece, ora canelado, ora com o toque das cascas das frutas.

O couro chega com forte inspiração na arquitetura, barracas e grades dos mercados, sempre desenhado em foil. O avental, peça ícone dos feirantes, transforma-se em femininas blusas, com florais recortados, laços e decotes nas costas.

As barracas do Mercado Central da Maria Filó trazem, ao invés de peixes, sereias, que são traduzidas em estampas divertidas, repetidas em versões maxi e mini.

As caixas de madeira, típicas, estão reproduzidas nos acessórios e saltos dos sapatos, que têm em seus detalhes as cores das frutas e temperos.

As lonas das barracas locais inspiram composés de listras e que se repetem em diferentes proporções, como uma nova gravataria.

O richelieu em formato de tela lembra as redes dos pescadores, e os bordados em tom sobre tom com ponto cheio, dão o toque handmade tão presente nos mercados.

E é nessa aura variada, colorida e leve que a Maria Filó celebra o seu Verão 2015 nos Mercados Centrais do mundo!

Americano que passou cinco dias a bordo de um UFO se apresentará em Curitiba‏

Conheça a história de Travis Walton, o americano que passou cinco dias a bordo de um UFO e que virá ao Brasil em maio.

O tema mais fascinante no estudo dos discos voadores, a chamada Ufologia, é o das abduções ou sequestros por extraterrestres. Escolhidas ao acaso, pessoas são levadas para bordo de discos voadores, passando por uma série de procedimentos similares a exames médicos. Elas têm amostras de pele, sangue e outras recolhidas, além de muitas vezes serem submetidas a experiências genéticas a bordo das naves. Tais fatos mudam permanentemente quem os viveu.

Abduções e também dos contatos amistosos com extraterrestres serão tratados com grande seriedade no maior evento do gênero, o II Fórum Mundial de Contatados 2014, que ocorrerá em Curitiba, de 16 a 18 de maio. Foram convidados 10 contatados, abduzidos e testemunhas de experiências ufológicas de todo o Brasil e vários países. Eles descreverão suas impressionantes histórias, que vão desde sequestros por ETs e canalização de mensagens até avistamentos a curta distância de UFOs na Antártida, na Amazônia e outras partes do país. Os contatados, abduzidos e as testemunhas se apresentarão ao lado de 5 pesquisadores especialistas nestas áreas, do Brasil e exterior. Uma grande gama de temas serão abordados.

Um dos abduzidos de maior destaque presente ao II Fórum Mundial de Contatados 2014 é o americano Travis Walton, que em 05 de novembro de 1975 foi arrebatado por uma nave alienígena diante de várias pessoas. Ele foi levado e permaneceu cinco dias dentro do veículo, onde foi submetido a uma série de testes por seres de aparência humanoide e levado também a uma nave-m,ãe. Quando retornou, Travis relatou sua espantosa experiência, que resultou no livro e filme “Fogo no Céu”. Agora ele também virá ao Brasil contar o que lhe passou.

Entrevistei Travis Walton no final do ano passado no V Fórum Mundial de Ufologia em Foz do Iguaçu. Na reportagem ele nos conta sua polêmica história de abdução. Seu relato originou o filme “Fogo no Céu”.
http://www.youtube.com/watch?v=Q49i7MJ57H8

Saiba tudo sobre a experiência de Travis Walton aqui:
http://www.ufo.com.br/noticias/norte-americano-que-passou-cinco-dias-abduzido-vem-ao-brasil-e-se-apresenta-em-curitiba

Saiba tudo sobre o II Fórum Mundial de Contatados 2014:
www.contatados.com.br