MMA

UFC 245: Tudo sobre o evento!

O melhor ficou pro final. É assim que muitos fãs de MMA têm classificado o UFC 245 deste sábado, a partir das 20h15 (horário de Brasília), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Após uma temporada que não foi das melhores para os lutadores brasileiros, a organização do Ultimate reservou três disputas de cinturão e diversas estrelas do esporte para o card deste fim de semana.

Entre os principais confrontos que não valem título está o clássico brasileiro entre José Aldo e Marlon Moraes. Ex-campeão dos penas, Aldo vai estrear na categoria peso-galo e isso tem sido visto com bastante apreensão por lutadores, fãs e especialistas em MMA. O motivo é o corte brusco de peso que o manauara tem se submetido. Se para bater os 66kg dos penas já era complicado, agora a situação tem sido ainda pior para Aldo, que precisa atingir 61kg.

+ Leia mais: José Aldo chama a atenção por peso e preocupa no UFC

Do outro lado estará um dos principais lutadores peso-galo. O carioca Marlon Moraes, que foi derrotado pelo campeão Henry Cejudo em seu último duelo, vinha de quatro vitórias consecutivas. Número 1 do ranking, o “Mágico”, como é conhecido, tem pregado respeito ao rival, que é considerado uma lenda do esporte.

Vale cinturão

O primeiro confronto de cinco rounds do UFC 245 será entre a baiana Amanda Nunes e a holandesa Germaine de Randamie. As duas já se enfrentaram em 2013 e a brasileira levou a melhor, quando ainda engatinhava no Ultimate.

Desta vez, a Leoa de 31 anos é favorita absoluta e chega com nove vitórias consecutivas de embalo. Germaine, que foi nocauteada por Amanda há seis anos, venceu seus últimos cinco duelos e aposta em seu jogo em pé para tentar nocautear a atual campeã peso-galo e peso-pena do UFC.

+ Confira também: Amanda Nunes descarta revanche contra Cris Cyborg e foca em Germaine de Randamie

Logo na sequência, o havaiano Max Holloway coloca o seu cinturão peso-pena em jogo contra o australiano Alexander Volkanovski. Em sua categoria, o campeão possui 14 vitórias consecutivas. Neste meio tempo, Holloway perdeu para Dustin Poirier quando disputou o cinturão peso-leve interino.

Volkanovski tem um currículo impecável. São 17 triunfos consecutivos. Nenhuma derrota no UFC. Em 2019, o australiano desbancou dois nomes de peso – Chad Mendes por nocaute e José Aldo na decisão unânime.

Por fim, a luta principal. O nigeriano Kamaru Usman defende o título dos meio-médios pela primeira vez na carreira. O adversário é o polêmico Colby Covington. O americano de 31 anos venceu seus últimos sete combates e já foi campeão interino, após ter superado o carioca Rafael dos Anjos.

Porrada de qualidade é o que não vai faltar neste fim de semana. É bom não piscar.

UFC 245
14 de dezembro, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Colby Covington
Peso-pena: Max Holloway x Alexander Volkanovski
Peso-galo: Amanda Nunes x Germaine de Randamie
Peso-galo: Marlon Moraes x José Aldo
Peso-galo: Petr Yan x Urijah Faber
CARD PRELIMINAR (20h15, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Geoff Neal x Mike Perry
Peso-galo: Ketlen Vieira x Irene Aldana
Peso-médio: Ian Heinisch x Omari Akhmedov
Peso-meio-médio: Matt Brown x Ben Saunders
Peso-pena: Chase Hooper x Daniel Teymur
Peso-mosca: Brandon Moreno x Kai-Kara France
Peso-mosca: Jessica Eye x Vivi Araújo
Peso-médio: Punahele Soriano x Oskar Piechota