Shogun é finalizado

Favorito, o curitibano Maurício Shogun foi surpreendido pelo norte-americano Chael Sonnen, na noite do último sábado, em Boston, nos Estados Unidos, em luta válida pelo UFC on Fox 1. Dominado pelo gringo, o brasileiro foi finalizado com uma guilhotina, aos 4m47s do primeiro round.

Com a derrota, Shogun fica mais distante de uma briga pelo cinturão da categoria dos meio-pesados, que atualmente pertence ao norte-americano Jon Jones. Já Sonnen, ao final da luta, mirou em outro curitibano como próximo desafio. “Wanderlei, em três meses é você contra o cara mau”, disse o polêmico lutador, referindo-se a ele próprio.

Sonnen dominou o primeiro round inteiro no TD Garden. Logo no início, ele aplicou uma queda e mostrou que seu jogo era no chão.

Shogun chegou a ficar por cima em alguns momentos do combate, mas falhou e deixou com que Sonnen encaixasse uma guilhotina. O curitibano desistiu do combate e desabafou na entrevista coletiva.

“Estou muito triste, pois fui infeliz na luta. Eu dei o meu máximo e sou quem menos quer perder. Sou eu que subo lá e tomo porrada na cara. Hoje não deu”, declarou Shogun.

Com duas derrotas consecutivas no UFC, o curitibano destacou que pretende se reunir com a sua equipe para definir o que fará no futuro. “Eu amo lutar e vou ver o que fazer”, falou.

Apesar do revés, o brasileiro segue com créditos no UFC. O presidente Dana White defendeu Shogun. “Isso acontece. Ele ainda é um dos melhores da categoria.”

***

A volta do falastrão

A primeira edição do UFC on Fox foi “top”. Primeira linha no card preliminar e no principal. A luta principal da noite em Boston era entre o curitibano Maurício Shogun e o norte-americano Chael Sonnen, o falastrão.

Durante a semana, apontei o brasileiro como grande favorito. Tive a honra de falar com Shogun durante a sua preparação e deu pra perceber que os treinos foram diferenciados, com o foco na preparação física, sua grande vilã, e destaque para a trocação, com parceria Freddie Roach, grande treinador de boxe.

Infelizmente, fui surpreendido, assim como grande parte dos amantes do MMA. Shogun falhou ao deixar o pescoção na boa para Sonnen, especialista em wrestling e jogo de chão. O polêmico lutador não titubeou ao mandar uma guilhotina sinistra. Chael Sonnen agora quer encarar Wanderlei Silva. Com seu marketing, o gringo enfrenta quem ele quiser. E essa é uma luta que eu gostaria de acompanhar. Seria aquelas dignas de “sangue no zóio”, como diria alguns.

Guerreiro

Outras lutas do card do UFC on Fox 1 também merecem destaque, como a participação brilhante do brasileiro Iuri Marajó. Treinado por Wanderlei Silva, o piá foi guerreiro no duelo contra Urijah Faber, o “Califórnia Kid”. Prevaleceu a experiência do gringo, que levou a melhor ao final do combate.

Monstrão

Assim como na derrota para Pézão, o holandês Alistair Overeem sofreu um nocaute histórico no octógono do UFC. O monstro começou moendo Travis Browne, que deu a volta por cima, deu uma “chinelada” e nocauteou seu adversário. Que beleza!