Brasiliense, o experiente Rani Yahya, 35 anos, vive um novo momento em sua carreira no MMA. Após ter sido derrotado por Ricky Simon, em fevereiro do ano passado, o peso-galo passou por um período de ‘reconstrução da máquina’. O atleta sofreu com contusões e garante estar pronto para um novo desafio.

“Foi bom demais esse período, porque eu consegui restabelecer o foco na minha carreira. Pude evoluir mentalmente e até como pessoa mesmo. Pude avaliar muitas coisas que eu precisava melhorar. Passei por cirurgias, tive uma reabilitação excelente e me sinto uma nova pessoa”, disse o brasiliense, em entrevista exclusiva ao Direto do Octógono.

E o novo compromisso será no ‘quintal de sua casa’. No dia 14 de março, Rani enfrenta o peruano Enrique Barzola, no Ginásio Nilson Nelson, pelo UFC Brasília. Em sua terra-natal, o peso-galo já venceu em outras duas oportunidades – contra Johnny Bedford e Michinori Tanaka.

“Se toda luta da minha carreira fosse em casa, eu estaria feito. Eu sinto muita gratidão por tudo isso e por todas as coisas estarem acontecendo. Lutar em casa, no meu retorno, é muito bom. Tem uma equipe de profissionais em Brasília que me ajudaram bastante”, ressaltou o lutador.

Especialista em jiu-jitsu – foram 20 vitórias por finalização em sua carreira -, Rani terá pela frente um ex-companheiro de treinos. Barzola, 30, dividia o tatame com o brasileiro na American Top Team, nos Estados Unidos.

“Foi uma experiência muito legal, ele me ajudou bastante e eu também ajudei ele. Resultou em algo bom pra mim e pra ele. Depois, ele mudou de academia e veio pra minha categoria. Ele me conhece bem e sabe que minha estratégia é utilizar o jiu-jitsu. Estou pronto para vence-lo”, concluiu o peso-galo.

UFC Brasília
14 de março de 2020, no Distrito Federal
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-leve: Kevin Lee x Charles do Bronx
Peso-meio-médio: Demian Maia x Gilbert Durinho
Peso-meio-pesado: Johnny Walker x Nikita Krylov
Peso-palha: Amanda Ribas x Paige VanZant
Peso-mosca: Maryna Moroz x Mayra Sheetara
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Alexey Kunchenko
Peso-galo: Rani Yahya x Enrique Barzola
Peso-galo: Veronica Macedo x Bea Malecki
Peso-mosca: Jussier Formiga x Brandon Moreno
Peso-leve: Francisco Massaranduba x John Makdessi