Brasileira do UFC é flagrada no doping e pega dois anos de suspensão

A brasiliense Sarah Frota foi flagrada no exame antidoping e acabou sendo suspensa por dois anos pela USADA (agência antidoping americana).

Atleta da categoria peso-mosca do UFC, a brasileira testou positivo para a substância estanozolol, uma espécie de anabolizante.

View this post on Instagram

Poucos sabem, mas eu luto desde pequena. Antes dos ringues, do MMA, da bandeira do Brasil nas costas, do sangue escorrendo pelo rosto, televisionado, esperado, aplaudido (ou vaiado), eu já lutava. Lutava contra ‘padrões’. Enfrentei batalhas diárias contra olhares gritando que algo em mim não agradava, não encaixava. Dói. Espeta como agulha esse enfrentamento diário. Mas não mata. Essa incontornável convivência com a inconformidade, em verdade, nunca me abalou. Pelo contrário, reforçou em mim a ideia de que eu era uma lutadora nata. Ciente dessa minha força é que decidi lutar, ocupar local de fala, de representatividade. Por isso, quando iniciei minha carreira no MMA minha ideia sempre foi o de ser exemplo para as crianças e mulheres e, também por isso, “A” luta nunca foi apenas uma luta. Nunca foi só o dinheiro. A escola de onde venho me ensina que a luta é caráter, dignidade e lealdade, carrego comigo a ideologia das artes marciais e jamais abrirei mão por ganância. Hoje eu estou enfrentando mais um capítulo dessa rotina de lutas. Sou faixa preta de jiu jitsu. Campeã brasileira. Tenho 11 lutas de MMA, com 9 vitórias e 2 derrotas. Já fiz 7 exames para USADA, sempre limpo – irretocável trajeto – mas, neste último exame tive a desagradável surpresa: uma acusação de dopping. Venho tornar público os fatos que cercam essa acusação em respeito à todos que acompanham o meu trabalho. Eu tive um grande contratempo, que está sendo resolvido. Tomei um medicamento de rotina (que já havia tomado outras vezes), no entanto, me coloquei em risco porque consumi um medicamento CONTAMINADO fornecido por um amigo (que também não imaginava o que viria pela frente) e NÃO pela farmácia que me patrocina. Não tenho muito a dizer a não ser pedir desculpas a todos que me acompanham e torcem por mim. Não. Eu não vou desistir. E, não; a minha carreira não acabou. Desistir nunca foi meu forte e agora mais do que nunca eu preciso mostrar para a SARAH FROTA quem é A TRETA. Nasci para isso e levarei esse legado até meu túmulo, recomeçando quantas vezes precisar.

A post shared by Sarah Frota Lima "A Treta" ♈ (@atretamma) on

Sarah foi flagrada no teste realizado para a luta contra a canadense Gillian Robertson, realizada em junho, em Edmonton. Na ocasião, a brasiliense acabou perdendo por nocaute técnico.

Essa foi a segunda luta de Sarah dentro do UFC. Em abril, a brasiliense foi derrotada pela paulista Livinha Souza, na decisão dividida dos árbitros.