Lyoto Machida, 36 anos, natural de Salvador, mas radicado em Belém, pode ser considerado um dos lutadores mais diferenciados do MMA atual. Filho de um karateca, o atleta teve a sua base das lutas formada no karatê.

continua após a publicidade

“O karatê foi e sempre será o carro chefe do Lyoto”, destaca o seu irmão Chinzo Machida, em entrevista ao site oficial do UFC. O Dragão, como é conhecido, passou a se aproximar mais das artes marciais mistas na adolescência.

“Após os meus 15 anos eu conheci o esporte através do UFC e da família Gracie. Eu coloquei em mente que eu treinaria tudo aquilo para um dia ter a oportunidade de lutar”, declarou o lutador.

O dia então chegou em fevereiro de 2007. A estreia de Machida no Ultimate contra o americano Sam Roger. Bastaram dois anos de grandes triunfos para o brasileiro levantar o cinturão dos meio-pesados do maior evento de MMA do mundo, diante de Rashad Evans.

continua após a publicidade

“Foi um momento que eu consegui conectar um golpe direto e nesse momento eu dei continuidade para não desperdiçar aquele momento”, ressaltou Machida, que nocauteou o seu adversário.

De lá pra cá, o brasileiro acabou perdendo o cinturão. Após a mudança de categoria para os médios, o Dragão foca na batalha contra o americano Chris Weidman.

continua após a publicidade

“Eu vim para ficar e para ser campeão. Mudar de categoria é uma nova era para mim”, concluiu o desafiante ao cinturão. O duelo pelo UFC 175 acontece no próximo dia 5 de julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos. 

Getty Images
Lyoto Machida já foi campeão do UFC.