Cinemateca lança filmes inéditos produzidos no Paraná

No próximo dia 31/7, as 19:30h, na cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174), haverá o lançamento dos curtas metragens TESOURO e RADINHO DE PILHA. TESOURO, dirigido por Carla Pioli e Willy Schumann e o RADINHO DE PILHA por Roberto Carlos de Oliveira (Tinho). Os diretores Carla Pioli e Robertinho de Oliveira estréiam na Direção. O Willy, colunista do parana-online, já conta com uma filmografia importante no cinema paranaense. Carla Pioli, atuando como produtora de cinema há mais de uma década,  tem no seu curriculo vários curtas, médias e longas metragens dentro e fora do Estado. Roberto, da mesma forma, atuando como técnico de som, já conta com um vasto currículo entre curtas, médias, longas e comerciais em todo Brasil.

TESOURO, roteirizado por Carla Pioli é uma adaptação do conto Causos II,  do livro dos Abraços, do escritor uruguaio e cidadão do mundo Eduardo Galeano, narra um episodio na vida de um velho solitário,  a importância de seu passado e o quanto esse passado pode ser transformador.  O filme ja foi selecionado para o Festival Audiovisual Mercosul, em Florianópolis e o Festival Brasil Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e conta com a magestosa atuação de Luthero Almeida (foto acima), Jota Eme, Marcos Sabóia, Waldi Teixeira, além do próprio Willy Schumann.

RADINHO DE PILHA, questiona: A vida vale um radinho de pilha? E responde: A Vida é o sonho de cada um. Radinho tem em seu elenco os atores paranaenses Rosana Stavis, Silvia Monteiro e Luiz Carlos Pazzello, que dão um show de interpretação. Rosana Stavis tem sido aclamada nacionalmente pelo monólogo “Arvores Abatidas ou Para Luis Melo”, selecionada para o Pemio Shell de Teatro de SP. No filme ela faz o papel de uma mãe com muitos filhos e está deslumbrante.

Os dois filmes foram finalizados em maio de 2013.

Vale a pena conferir.

Tesouro: 18 min.

Radinho de Pilha: 12 min.

Serviço:

Cinemateca de Curitiba

Rua Carlos Cavalcanti, 1174

Dia 31 de julho 2013

As 19:30h

Entrada Franca.

Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental começa nesta quinta-feira em Curitiba

Acontece nesta quinta e sexta-feira (dias 1.º e 2 de agosto), a 10.ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade no Pequeno Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba. A abertura do evento terá a participação de diversas autoridades, entre elas, os secretários do Meio Ambiente do Paraná e de Curitiba, respectivamente, Luiz Eduardo Cheida e Renato Eugênio de Lima, e o superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado. Fritjof Capra (foto acima), doutor em física, cientista, autor de vários best sellers e uma das maiores autoridades mundiais em sustentabilidade ministra palestra magna, às 18h30, de quinta-feira. O professor e desembargador federal, Vladimir Passos de Freitas será homenageado no congresso pela sua contribuição ao Direito Socioambiental brasileiro. O evento trará a Curitiba diversas autoridades na área de Direito e Meio Ambiente, como o renomado jurista ambientalista e autor de diversas obras jurídicas, Paulo Affonso Leme Machado na palestra de abertura; o coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone, e o presidente do Segundo Tribunal Ambiental do Chile, Ministro José Ignacio Vasquez Márquez. Advogados, empresários, magistrados, promotores, secretários de meio ambiente e diversos especialistas em questões socioambientais de todo o Pais estarão na cidade para o evento. Este ano, o painel especial do congresso será sobre “Resíduos”, com ênfase na abordagem de soluções de logística e tecnologias para resíduos pós-consumo, acompanhando o tema da Conferência Nacional do Meio Ambiente e acontecerá no dia 2 de agosto.

Serviço:

10.º Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade

Data: 1 e 2 de agosto de 2013

Horário:  dia 1.&ord,m; –  manhã, tarde e noite (abertura às 9 horas); dia 2 (manhã)

Local: Pequeno Auditório do Teatro Positivo – Estac. 8

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300
Campo Comprido – Curitiba – PR

Site do congresso: www.idinstituto.com.br/xcongresso

Facebook: https://www.facebook.com/IXCongresso?fref=ts