Brazil National Pro agita Curitiba com Jiu-Jitsu pra todas as idades

Foto: Felipe Rosa.

No tatame, centenas de competidores de todas as idades, classes e regiões. Nas arquibancadas, festa, tensão e muito barulho. Foi assim que o Ginásio do Tarumã parou no último domingo pra receber o Brazil National Pro, um dos mais tradicionais eventos de Jiu-Jitsu do mundo. Do início da manhã até o final da noite, a arte suave fez Curitiba respirar o esporte, que tem incentivado cada vez mais gente na capital.

“O Jiu-Jitsu vem crescendo muito em Curitiba e acaba se tornando referência. As crianças se espelham bastante nos mais velhos e o futuro está garantido. Investir no esporte ajuda na disciplina, educação e saúde dos mais jovens. Isso garante uma nova geração de campeões locais e é bom que isso aquece o mercado do meio, como a venda de quimonos, a família dá mais valor ao Jiu-Jitsu e gera ainda mais credibilidade”, destacou Rodrigo Pimpolho, coordenador-geral do evento.

Foto: Felipe Rosa.
Foto: Felipe Rosa.

De fato, o futuro está garantido. Dezenas de crianças estavam entre os competidores. Famílias inteiras empurravam de fora do tatame. E quando a vitória não vinha, o que prevalecia era o respeito e a vontade de seguir em frente pra voltar ainda melhor numa próxima competição.

E não foram só as crianças que deram um show de disciplina e técnica no tatame do Ginásio do Tarumã. Pela manhã, houve também duelos entre atletas paralímpicos. “Foi uma lição de vida pra todos nós. O Jiu-Jitsu veio pra ficar e não tem limites pra ninguém. Teve também um faixa-azul de cerca de 60 anos participando. É sensacional ver que o esporte move todas as pessoas. Só temos a agradecer a todos os apoiadores também, assim como a Tribuna“, ressaltou Luciano Silva, coordenador da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu.

A Tribuna apoiou o evento no Ginásio do Tarumã. Foto: Felipe Rosa.
A Tribuna apoiou o evento no Ginásio do Tarumã. Foto: Felipe Rosa.

Conhecida como a capital do Muay-Thai, Curitiba mostrou que é mesmo a “Capital da Luta”. “Eu gosto muito do Muay Thai, é muito atrativo, a fama da cidade precede. Mas, aqui está tendo praticamente todo mês um campeonato estadual ou internacional de Jiu-Jitsu. Nossos atletas também estão bem no cenário mundial. Eu acho que o Jiu-Jitsu está roubando essa história”, completou Pimpolho.

A expectativa agora fica pelo retorno do evento nos próximos anos. De acordo com Elias Eberhard, coordenador-chefe do evento no Brasil, a recepção foi muito positiva e a capital seguirá no caminho da organização. “A gente almeja as maiores cidades pra trazer os maiores eventos. O National faz parte do ranking e a pontuação é bem alta. Os atletas de todos os estados do Brasil buscam essa participação, principalmente, por conta do prêmio. Esse momento é importante pra eles e Curitiba abraçou tudo isso”, concluiu o dirigente.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!