Anderson Silva volta a lutar no Brasil após sete anos

Após sete anos, o “Pelé do MMA” está de volta ao Brasil. Anderson Silva, 44 anos, faz uma das lutas principais do UFC 237 deste sábado, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. O último duelo do Spider na capital fluminense havia ocorrido em 2012, quando nocauteou o americano Stephan Bonnar ainda no primeiro round, pelo confronto principal do UFC 153.

O longo período distante dos brasileiros só fez com que a ansiedade dos fãs crescesse. Ainda neste meio tempo, o ex-campeão quase sentiu o gostinho de lutar em Curitiba. Ele estava escalado para o UFC 198, realizado na Arena da Baixada, mas acabou sendo cortado às vésperas do evento por conta de um problema de apêndice.

“Faz muito tempo que eu quero lutar no Brasil. Acabei ficando de fora de última hora em 2016 e estou bem feliz de lutar no Rio de Janeiro. O UFC tem tantos eventos, mas lutar em seu próprio país é diferente”, disse Silva, em entrevista às mídias sociais do Ultimate. Natural de São Paulo, mas radicado em Curitiba, o Spider vai se sentir em casa ao lutar na capital fluminense, já que fez parte da equipe X-GYM por vários anos.

“Parte da minha história passou por aquela academia. Estamos fazendo o camp lá e está bem legal. A galera toda tem me ajudado. Todo mundo está focado nesta fase final de preparação. Em time que está ganhando você não mexe. Eu sempre procuro manter a mesma energia sempre”, destacou o peso-médio, que terá como adversário da vez o americano Jared Cannonier.

O gringo chega embalado por um nocaute fulminante contra David Branch. Por outro lado, Anderson Silva perdeu seu último duelo para o atual campeão Israel Adesanya. Com apenas uma vitória nas últimas sete lutas, o brasileiro tem convivido com muitas alfinetadas. Porém, o Spider garante estar em paz consigo mesmo para voltar a vencer.

“Representar o Brasil sempre é uma grande responsabilidade. Independente de defender ou disputar o cinturão, é uma responsabilidade que vem com todas as coisas boas e ruins do esporte. Você recebe críticas e elogios e é normal. Vou entrar e fazer o que eu amo”, frisou Anderson Silva.

Apenas três meses depois de ser derrotado por Adesanya, o Spider mostra que está com o físico e o psicológico em dia. E para se reabilitar no UFC, ele contará com o apoio de um ginásio lotado. Dos dez setores da Jeunesse Arena, seis já possuem ingressos esgotados. “A energia que paira nos dias que antecedem a luta é completamente diferente. No meu caso, como faz muito tempo que eu não luto no Brasil, parece que a energia é maior ainda. Eu sempre tento dar o meu melhor, toda vez que eu subo no octógono. Vai vencer quem estiver melhor”, concluiu a lenda.