Quando o assunto é arte marcial, Curitiba sempre aparece como referência. A capital paranaense já revelou grandes nomes no mundo das lutas e hoje trava uma batalha por conta da pandemia do coronavírus.

continua após a publicidade

Com a orientação da prefeitura do fechamento das academias neste período, conforme determinação feita no último dia 19, as equipes se uniram e criaram uma campanha para que possam voltar a abrir as portas com as devidas medidas sanitárias. “Nós buscamos reabrir as academias com as medidas sanitárias, por exemplo, a redução no número de alunos por aula, higienização, sem aglomeração nos vestiários. Tenho conversado com psicólogos, médicos…têm pacientes que precisam fazer o exercício físico e não está fazendo”, disse Rudimar Fedrigo, fundador da Chute Boxe.

Por meio de vídeos nas redes sociais, os principais líderes das equipes de Curitiba ressaltaram a importância da reabertura de suas academias. “Nossas academias estão preparadas e estruturadas para atender a todos. O exercício físico melhora a imunidade e a parte mental do praticante. É um serviço essencial como qualquer outro”, ressalta a campanha das equipes.

Mesmo com o decreto do Governo do Paraná proibindo o funcionamento das academias, algumas cidades do Paraná, como Cascavel, Lapa e Ponta Grossa, já estão com locais abertos. “É comprovado cientificamente que o exercício físico melhora a sua saúde. O momento que estamos vivendo é delicado. Nunca tinha visto uma situação dessa. Algumas academias já estão ‘quebrando’ por causa desses fechamentos”, ressalta Rudimar.

continua após a publicidade

As academias de Curitiba já estão fechadas há cerca de três semanas.

De acordo com pesquisa do Sebrae, realizada entre os dias 3 e 7 de abril, o segmento das academias foi um dos que mais sentiu o baque da pandemia, com queda média de 87% no faturamento semanal.

continua após a publicidade

Confira abaixo os materiais da campanha: