Todo cuidado é pouco

Receber ofertas de produtos e serviços através de e-mails pode ser tornar uma dor de cabeça para qualquer consumidor, tendo em vista o volume de mensagens que são enviadas diariamente pelos fornecedores. E o pior é que, na maioria das vezes, o consumidor sequer faz ideia como as empresas tiveram acesso aos seus dados.

Embora haja quem goste de receber esse tipo de publicidade, todo cuidado é pouco, pois são inúmeros os relatos de consumidores que receberam links com ofertas através das redes sociais e aplicativos de mensagem e acabaram caindo em golpes.

Normalmente, esses anúncios oferecem produtos com preços muito atrativos e abaixo daqueles praticados pelo mercado. Além disso, as formas de pagamento oferecidas divergem daquelas normalmente praticadas, pois os vendedores só aceitam o pagamento em “boleto” ou através de depósito em conta corrente – comumente em nome de pessoa física.

A dinâmica utilizada pelos fraudadores consiste na criação de um site muito parecido com o site oficial, mas quando o consumidor clica no link é direcionado para essa página falsa.

Portanto, é preciso ter muito cuidado. Acreditar em ofertas com preços muito baixos pode ser uma arapuca. Além disso, o ideal sempre é visitar as páginas oficiais das empresas antes de comprar, digitando o nome correto no navegador e evitando clicar em links recebidos por e-mail ou redes sociais.

Entrar em contato pelos fones de atendimento para confirmar preços também é uma boa pedida. E desconfiar sempre de ofertas milagrosas, pois definitivamente não existe “almoço grátis‘ no mercado de consumo.

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