Vinagre nos cabelos!

Todo mundo conhece uma receita de beleza caseira do tempo da vovó, não é? Pois a moda das soluções naturais está com tudo e vão desde usar óleo de coco para retirar maquiagem até passar vinagre nos cabelos para manter o brilho por mais tempo.

A teoria por trás desta invenção vem das aulas de química. Nosso cabelo tem pH de 5,5, o que é chamado de pH fisiológico. E sempre que usamos tintura ou fazemos algum procedimento químico nos fios, são usados produtos alcalinos para fazer com que as cutículas do cabelo se abram e os produtos possam entrar. O que a gente não costuma saber é que depois destes procedimentos, é recomendado que se use produtos com pH baixo, mais ácidos, para fechar essas escamas e manter a hidratação dos fios por mais tempo.

No salão de beleza, os profissionais usam produtos chamados de acidificantes e sabem direitinho como fazer o procedimento. Mas em casa podemos usar uma solução caseira, que é mais suave e também serve para deixar o cabelo bonito e brilhante.

A recomendação é diluir uma colher de sopa de vinagre de maçã em 100 ml de água e borrifar nos fios ainda no banho, depois de lavar e condicionar o cabelo. Deixe agir por alguns minutos e depois enxague. Faça isso depois de passar por procedimentos químicos ou depois de usar o shampoo antiresíduos, mas nunca ultrapasse o uso de 1 vez por semana.

O resultado será fios macios e super brilhantes, e o que é melhor, sem gastar dinheiro com produtos caros de salão!

Sabrina Olivetti

Voltar ao topo