Sente dor nas costas?

Estudos demonstram que cerca de 80% da população vai sentir dores nas costas em algum momento da vida. Justamente por ser tão comum, o diagnóstico acaba sendo banalizado. Os tratamentos poderiam ocorrer imediatamente após o início das dores, mas acabam evoluindo para sérios problemas inflamatórios. Por isso, é muito importante prevenir e tratar corretamente.

Pessoas que estão acima do peso ideal possuem 68% mais risco de apresentar dores nas costas. Essa foi a conclusão do estudo realizado com mais de um milhão de pessoas pela Gallup Organization, dos Estados Unidos.

A coluna vertebral é nosso eixo de sustentação. Com o excesso de peso, essa estrutura é altamente afetada. O acúmulo de gordura na região do abdômen faz a região se projetar para frente; a consequência é a dor na lombar que tanto incomoda uma boa parte da população mundial.

Mulheres que abusam do uso do salto alto possuem grandes chances de apresentar dores na região lombar. O salto altera o eixo corporal, o ideal é não ultrapassar 5 centímetros e evitar aqueles tipo ‘agulha‘, só usar mesmo em caso de extrema necessidade. Caso seja necessário utilizar salto diariamente, opte por modelos que possuam plataforma na parte da frente, são mais estáveis e distribuem melhor o peso.

O consumo de cigarro associado ao sedentarismo demonstrou também ser um fator de risco para o aparecimento de dores na coluna, conforme estudo publicado no ‘The Spine Journal‘.
Se você já sofre com dores nas costas, procure um ortopedista, que vai diagnosticar e realizar o encaminhamento para um fisioterapeuta. Além do tratamento fisioterápico, é necessária uma redução do peso corporal, para isso uma alimentação saudável e rotina de exercícios físicos são fundamentais.

A obesidade é considerada uma epidemia global, que além de afetar estruturas como a coluna, é responsável por problemas cardíacos, diabetes, alguns tipos de câncer, etc.

O ideal é procurar hábitos saudáveis, como se exercitar diariamente, alimentação adequada, consumo moderado de bebidas alcoólicas, evitar o cigarro e dormir o suficiente. São ações simples que são fundamentais para uma ótima qualidade de vida.