Sedentários magros e obesos

É muito comum ouvir o seguinte comentário: “Estou acima do peso, entretanto me exercito todos os dias e possuo um bom condicionamento físico”.

Um estudo publicado no International Journal of Epidemiology, revela que magros que são sedentários possuem menos chance de morrer do que os “gordinhos” que praticam exercícios com frequência. Homens obesos em boas condições físicas tinham 48% menos chance de morrer em relação aos obesos sedentários, mas para a surpresa dos pesquisadores o estudo revelou que magros sedentários ainda possuem menores chances de morte em relação aos obesos ativos.

O experimento foi realizado na Suécia por duas décadas, com o objetivo de testar obesidade relacionada com as condições de saúde e morte.

Não adianta apenas praticar exercícios, é necessário estar na faixa de peso ideal, ou seja, com o percentual de gordura corporal dentro dos limites aceitáveis.

É claro que os obesos que praticam exercícios físicos possuem mais benefícios que os sedentários, entretanto a proteção proporcionada pelo bom condicionamento físico é reduzida quanto mais “gordinha” a pessoa esteja.

Em contrapartida, o estudo também revelou que homens que abusavam de álcool e drogas vinham a falecer com antecedência, o que não é uma novidade quando se trata de longevidade.

Além da prática de exercícios físicos a alimentação adequada é decisiva na manutenção da saúde, são atitudes que devem ocorrer em conjunto. Procure uma nutricionista e siga uma dieta saudável, dessa forma seus ganhos em relação ao bem estar serão ainda maiores.

Sua saúde agradece!

Quer sugerir um tema? Escreva para malgauer@gmail.com

Marcelo Algauer de Almeida

Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo.
malgauer@gmail.com