Não é novidade para ninguém que praticar exercícios físicos faz bem para a saúde em geral. O sedentarismo está associado a inúmeras doenças. A prática regular de exercícios evita o consumo de medicamentos e proporciona uma vida com mais bem-estar em todas as idades.

O exercício físico é um recurso importantíssimo na manutenção do equilíbrio emocional, alivia o estresse, melhora a memória, diminui a insegurança, contribui contra a ansiedade. Isso tudo sem falar na contribuição estética, um fator importante na manutenção da autoestima.

Após algumas semanas de exercício, os benefícios ocorrem em cascata, aumenta a sensação de bem-estar, o organismo vem se transformando e o indivíduo torna-se uma pessoa mais feliz.

Idosos, com o passar dos anos, perdem níveis de força e reduzem sua coordenação. Vários estudos já demonstraram que o exercício físico ajuda na manutenção da massa muscular, reduz a limitação de movimento e devolve a individualidade. A dependência de outras pessoas para se locomover, comer e atividades rotineiras, é a maior frustração relatada por idosos em diversas pesquisas.

Comece com exercícios leves e aos poucos aumente os níveis de dificuldade. Tentar realizar uma atividade acima de sua capacidade pode ter efeito contrário. Respeite os limites de seu organismo, faça uma alimentação adequada, respeite os períodos de descanso e, principalmente, seja persistente nos primeiros dias.

Procure sempre um profissional de Educação Física para lhe auxiliar na prescrição dos exercícios.

m caso de dúvidas sobre sua alimentação, consulte um nutricionista. Sempre aconselhável realizar uma consulta médica, isso não apenas relacionado aos exercícios, mas como forma preventiva em relação a diversas doenças.

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