Quando fazer alongamento?

Antes ou depois do exercício? A resposta é: Nenhuma das duas alternativas.

Durante décadas se estabeleceu um conceito que os alongamentos preveniam lesões, que deveriam ser realizados antes e depois do exercício físico, o que praticamente se tornou regra.

Após alguns anos, vários profissionais questionaram se esse procedimento deveria acontecer antes ou depois do exercício e também verificar a eficiência na prevenção de lesões.

Foram realizados vários estudos científicos que demonstraram que os alongamentos realizados antes dos exercícios não previnem lesões e podem reduzir os níveis de força. Em relação a realizar esse procedimento após a atividade, verificou-se que a probabilidade de desencadear uma lesão muscular é aumentada, ou seja, não é apropriado realizar alongamentos após o exercício, principalmente após atividade intensa que acarrete altos níveis de fadiga.

Antes do exercício: Os estudos demonstraram que realizar alongamento antes do exercício não reduz a probabilidade de lesões musculares. Foram divididos dois grupos, aqueles que realizavam alongamentos e aqueles que não realizavam. Ao final do experimento foi verificado que o índice de lesões foi o mesmo, ou seja, o alongamento não é um método preventivo.

Posso me alongar antes do exercício? Sim, sem problema algum, ao menos que você seja um corredor de velocidade ou um atleta de levantamento de peso, pois nesse caso esse procedimento pode afetar a performance atlética. Apenas é importante ressaltar que essa ação não vai reduzir as chances de lesões.
Após o exercício: Quando realizamos exercícios físicos, microlesões ocorrem nas fibras musculares e logo após o fim da atividade o organismo desencadeia ações para reparar o tecido lesado. O alongamento após o exercício pode aumentar as microlesões já existentes, além de causar impacto negativo no processo de recuperação.

É importante ressaltar que realizar alongamentos e manter a amplitude de movimento é fundamental, entretanto esse procedimento deveria ser realizado em sessões distintas e não como preparação ou recuperação de outras atividades.

O ideal é realizar alongamentos no dia seguinte. Caso você se exercite todos os dias, procure estabelecer um período de pelo menos 12 horas de intervalo ou dedique uma sessão semanal para alongar-se e manter bons níveis de amplitude.

Procure orientação de um profissional de Educação Física, é o profissional preparado para prescrição de uma estratégia correta de exercícios.

Quer sugerir um tema? Escreva para malgauer@gmail.com