Problemas com depressão? O exercício pode te ajudar

A depressão é uma doença e necessita ser tratada, caracteriza-se por um estado de tristeza constante e profunda. Caso você se sinta nessas condições por dias ou semanas, procure atendimento médico. Além de encaminhamento ao psicólogo é necessário o uso de alguns medicamentos, é muito perigoso ignorar a depressão.

O exercício físico é uma excelente ferramenta durante o tratamento, pessoas diagnosticadas com essa doença e que passam a realizar atividades diariamente conseguem se recuperar antes. Pelo menos 30 minutos de exercícios moderados são suficientes para reduzir significativamente os sintomas e recuperar a auto estima.
A prática de exercícios em grupo é bastante recomendada nos estágios finais do tratamento, já que o envolvimento com outras pessoas é fundamental para a recuperação total.

Alguns estudos demonstraram que indivíduos que praticam exercício físico possuem chances bem menores de tornarem-se depressivos. Isso ocorre em função de inúmeros benefícios hormonais que as atividades proporcionam.

Corridas, caminhadas, alongamentos, lutas, dança, esportes coletivos, são ótimas opções de exercício para o tratamento e prevenção da depressão. Procure realizar com prazer e satisfação, entenda os sinais do seu organismo com relação a quantidade de atividade que ele suporta. Muito cuidado com os excessos, que ao invés de ajudar podem atrapalhar o tratamento.

Caso seja possível, procure um profissional de educação física para lhe ajudar com a prescrição dos exercícios. Procure sempre melhorar sua qualidade de vida.