Obesidade infantil

A obesidade infantil é um fenômeno que deve ser tratado como problema de saúde pública, infelizmente nos países em desenvolvimento, no qual se enquadra o Brasil, isso não vem ocorrendo. A Organização Mundial da Saúde alerta que em menos de cinco anos o aumento de crianças com sobrepeso chegou a números alarmantes, descrita como uma “armadilha” aos países que estão se desenvolvendo.

Qual é a causa?

Estudos demonstram que as causas estão relacionadas a fatores genéticos, pouco exercício físico e alimentação inadequada. A criança que possui pré-disposição a obesidade deve praticar exercícios físicos constantemente e manter um hábito alimentar equilibrado, evitando gorduras e açucares.

Gestação

Estudos demonstraram que mães que ganham peso excessivo durante a gravidez ou tem diabetes gestacional, aumentam muito as chances de seus filhos serem obesos durante a vida. Com base nesses estudos é verdadeiro afirmar que a prevenção começa durante a gestação, é o primeiro passo para reduzir as chances de uma criança com sobrepeso.
Em situações em que a mãe passa por má nutrição durante a gravidez, também é um fator de risco para a criança, que pode vir a se tornar um adulto obeso, é um fenômeno conhecido como “defasagem”.

A alimentação da gestante deve ser acompanhada por um profissional, comer muito ou pouco é um problema durante a gestação. Durante a gravidez a maioria das mulheres podem realizar exercícios físicos durante todo o período, isso evita ganhos exagerados de peso e favorece a saúde da criança por toda vida.

Políticas Públicas

A obesidade infantil deve ser tratada como política pública, entretanto a prevenção e o tratamento começam dentro de casa, procure criar hábitos alimentares saudáveis, incentive a prática de exercícios físicos, inclusive na gravidez.

Marcelo Algauer de Almeida

Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo. Quer sugerir um tema? malgauer @gmail.com