Musculação para emagrecer?

A leitora Liliane fez a seguinte pergunta, “musculação emagrece?”.

Sim, em diversos estudos publicados a musculação demonstrou ser eficiente na redução de gordura corporal, inclusive alguns autores defendem ser mais eficaz do que exercícios de predominância aeróbia, como corridas e ciclismo.

O importante é saber a diferença entre peso e % de gordura corporal, um indivíduo durante um programa de musculação pode reduzir seu % de gordura e manter seu peso original, é claro que esteticamente as mudanças serão observadas, entretanto a balança pode não demonstrar redução de peso corporal. É comum ouvir a seguinte frase, “transformei minha gordura em massa muscular”, na verdade houve redução do % de gordura e ganho de massa muscular magra.

Em programas que visam à redução de gordura corporal, era comum a prescrição de longas caminhas, corridas e ciclismo, pois se trata de um conceito baseado na utilização de gordura como fonte primária durante a execução da atividade, uma estratégia que pode ser utilizada e demonstrou-se eficiente ao longo dos anos.

O que diversos estudos vêm demonstrando, é que os exercícios de musculação são mais eficientes na redução de gordura durante a fase de recuperação do exercício, também chamado de EPOC.

Após a realização da atividade, o organismo passa por um período de recuperação, nessa fase o metabolismo permanece acelerado acima dos níveis normais em repouso, é o momento recuperar as perdas causadas durante o exercício.

A musculação demonstrou ser o exercício mais eficiente para o aumento da taxa metabólica durante a fase de recuperação, que associada a uma baixa ingestão de carboidratos faz com que o organismo utilize suas reservas de gordura de corporal.

Apesar da musculação ser mais eficiente na redução de gordura corporal, os exercícios aeróbios são fundamentais na manutenção da saúde e devem ser realizados em programas de exercício físico, a associação entre as duas atividades é o ideal.

Quer sugerir um tema ? Escreva para malgauer@gmail.com