Melhor horário pro exercício

Em geral não existe o melhor horário para a prática de exercícios físicos, entretanto o organismo pode se comportar de forma diferente de acordo com o momento do dia.

Exercícios pela manhã

Realizar exercícios físicos pela manhã, normalmente requer bastante disciplina e força de vontade. Ao acordar o organismo encontra-se normalmente com baixo nível de glicose, isso ocorre normalmente pelo longo período em relação à última refeição, além da recuperação orgânica do dia anterior.

Alguns estudos relatam sobre a importância da alimentação antes do exercício no período da manhã, é a melhor alternativa e com menor risco.

Você já deve ter ouvido a respeito de exercícios em jejum para queima de gordura, é um assunto bastante controverso. Os estudos descrevem que realizar exercícios em jejum aumenta a utilização de gordura como fonte de energia, entretanto faz redução de massa muscular magra. O excelente estudo realizado pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, descreve que além de aumentar a queima de gordura, o exercício em jejum promove adaptação metabólica que melhora a performance em exercícios de longa duração.

Particularmente conheço diversos atletas que utilizam dessa estratégia, entretanto não recomendo o uso de treinamento em jejum sem a presença de um profissional de educação física e uma consulta prévia ao nutricionista. Na dúvida, é melhor utilizar métodos conservadores.

Exercício no período da tarde

Alguns estudos descrevem que o período da tarde é o ideal para a realização de exercícios anaeróbios, como musculação. Entretanto, alguns artigos publicados sobre o assunto relatam que a prática de exercícios aeróbios (caminhada, corrida, ciclismo em ritmo moderado) nesse período do dia contribuem para melhorar o ritmo cardíaco e proporcionar um sono mais tranqüilo.

Exercício durante a noite

Praticar exercícios durante a noite é o mais comum nos dias atuais, em função das atividades profissionais durante o dia. No geral não existem restrições em praticar atividades nesse horário, mas é necessário observar que organismos respondem de maneira diferente após exercício nessa faixa de horário do dia. Enquanto alguns conseguem um sono mais tranquilo, outros já ficam agitados e sofrem de insônia, justamente pelo aumento dos hormônios de estresse, o que ocorre em condições de exercício.

Seja qual for o horário que você optar pela prática de exercícios físicos, o importante é realizar um programa de treinamento que lhe proporcione prazer e bem estar. Dietas e estratégias agressivas podem ser importantes para atletas de alto rendimento, já para praticantes que desejam saúde é melhor utilizar métodos tradicionais, melhorar sua forma física sem sofrimento desnecessário.

Gostaria de sugerir um tema para a coluna ? Escreva para malgauer @gmail.com