Praticar exercícios faz bem para a saúde? Sim. Você incentivaria seu filho a praticar exercícios se soubesse que haverá uma melhora na aprendizagem? Não tenho dúvidas que sim. Alguns estudos comprovaram cientificamente que crianças e adolescentes ativos possuem maior capacidade de aprendizado.
Estimulação causada pelo exercício, aumento de oxigenação cerebral, experiências motoras, são exemplos de ferramentas fundamentais para a solidificação do conhecimento. Os experimentos demonstraram que praticar exercícios com frequência aumenta a quantidade de células nas regiões do cérebro que são responsáveis pela aprendizagem e memória.
Praticantes de artes marciais demonstraram ser menos agressivos na adolescência, período em que as transformações hormonais podem aumentar a agressividade, a prática contribui no convício social e familiar. Os exercícios na fase jovem da vida são importantes no aprendizado e para todas as etapas da vida. Estimule seu filho a praticar diversas atividades na infância e adolescência, é uma excelente estratégia para melhorar aprendizagem e manter a memória em boas condições por toda vida.
Por que por toda vida? Crianças e adolescente que são incentivados a praticar exercícios possuem maior chance de se manter ativos na vida adulta e principalmente na terceira idade. O hábito de praticar atividades em todas as fases da vida vai continuar estimulando as áreas do cérebro responsáveis pela aprendizagem, justamente a mesma região mais afetada pelas doenças de Alzheimer e Parkison.
Verifique se na escola de seu filho está previsto na grade curricular a disciplina de Educação Física no mínimo três vezes por semana, caso contrário questione. O incentivo ao exercício deve começar nos primeiros anos de vida, é uma “poupança” que trará benefícios para sempre.
Quer sugerir uma coluna? Escreva para malgauer@gmail.com