Exercício previne varizes

Varizes são veias tortas e dilatadas, normalmente estão localizadas nas pernas e pés, atingem cerca de 50% da população até os 50 anos de idade. Os problemas não são apenas estéticos, as varizes podem causar dor, inchaço e caso necessário um procedimento cirúrgico.

Normalmente as varizes são de origem genética, passam de geração para geração. Entretanto o fato de você ter uma predisposição a varizes não significa que não existem métodos preventivos e tratamentos eficientes. Caso seus familiares tenham varizes, algumas estratégias de prevenção devem ocorrer já na adolescência.

As mulheres são as mais prejudicas, cerca de 70% dos casos são de pessoas do sexo feminino, isso ocorre em função dos hormônios femininos que diminuem a força nas paredes das veias com o passar dos anos. Alguns estudos demonstram que o uso de alguns anticoncepcionais pode agravar o quadro, é importante conversar com seu médico sobre a melhor escolha.

Além dos fatores genéticos, hábitos incorretos são grandes vilões no aparecimento de varizes. Permanecer na mesma posição por muito tempo, seja em pé ou sentado, hábitos alimentares ruins, sedentarismo, obesidade, entre outros. Indivíduos com ‘intestino preguiçoso‘, que necessitam fazer força ao evacuar, aumentam significativamente as chances de aparecimento de varizes.

Apesar de existir um conflito entre pesquisadores, alguns experimentos demonstraram que o uso do salto alto pode ser um fator de risco para o aparecimento de varizes. Nosso organismo necessita da panturrilha para auxiliar no bombeamento do sangue novamente ao coração, o pé em posição mais reta exige mais esforço muscular e pode prejudicar o retorno venoso. Especialistas recomendam uso de saltos mais baixos, proporcionando uma posição mais confortável.

No trabalho, procure levantar a cada meia hora, caso seja possível faça movimentos como de acelerar o pedal do carro, isso melhora o retorno do sangue e ajuda na prevenção e tratamento.

O melhor exercício para o tratamento e prevenção de varizes são sem dúvida os aeróbios, corridas, caminhadas, ciclismo, natação, são exemplos típicos de atividades com essas características. Os exercícios de força como musculação possuem ressalvas para indivíduos com varizes, devem-se evitar cargas muito altas, a opção mais indicada é realizar um maior número de repetições com menos peso, além da atenção para a respiração correta durante a execução.

É inegável que grande parte das doenças pode ser prevenida através de exercícios físicos regulares, manutenção do peso, hábitos alimentares saudáveis, atendimento médico preventivo. Será que não é momento de reflexão e mudança de atitude?

Quer sugerir um tema? Escreva para malgauer@gmail.com