Exercício em dias frios

Para quem deseja perder gordura, os dias mais frios são mais eficientes para essa difícil tarefa, entretanto vale lembrar que é preciso muita determinação, pois é também nesses dias que sentimos mais vontade de ingerir alimentos ricos em calorias.

A redução de gordura corporal é um modelo matemático, é necessário utilizar mais calorias do que ingerimos. Nesse caso também é preciso levar em consideração que o clima causa grande influencia nessa conta.

Em estudo realizado na Holanda, indivíduos que trabalhavam em escritório foram avaliados quanto ao seu gasto energético em diferentes temperaturas do ar condicionado. O resultado demonstrou que em temperaturas mais baixas o gasto energético em repouso foi maior em relação às temperaturas mais altas.

Em temperaturas mais baixas, o organismo necessita de maior gasto energético para manter sua temperatura constante, que por consequência estimula a utilização de gordura corporal.

Exercício

Conforme relatamos, durante dias com temperaturas mais baixas o organismo gasta mais energia para permanecer aquecido, o que também ocorre em condições de exercício.

Atividades que são realizadas em dias frios são excelentes para estimular o organismo a utilizar gordura como fonte de energia, justamente em função do aumento das necessidades energéticas. Aproveite a oportunidade!

Em casos mais extremos, é possível encontrar relatos de indivíduos que realizam exercícios em águas geladas, dessa forma passam a ter um gasto calórico extraordinário, já que a água pode ser até 25 vezes melhor condutora de energia em relação ao ar. Alguns atletas de alto rendimento realizam treinamentos em águas ligeiramente mais frias do que sua temperatura corporal, obtendo ganhos reais. É mais uma evidência de que o exercício em dias de frio causa um gasto energético maior em relação aos dias de calor.

Defesas do organismo

Com a chegada do frio, estamos mais expostos às doenças oportunistas, como resfriados, que normalmente se manifestam pela queda dos mecanismos de defesa do organismo.

Estudos revelaram que exercícios de alta intensidade podem reduzir a capacidade de defesa do organismo por aproximadamente 20 horas após a atividade. Já exercícios de nível moderado, como corrida leve, irão fortalecer as defesas do organismo.
Em temperaturas mais frias é normal a queda de interesse pelos exercícios físicos. Tenha determinação e mantenha seu programa de treinamento. Sem sombra de dúvida, os resultados serão excelentes.

Quer sugerir um tema ou fazer alguma pergunta? Escreva para malgauer@gmail.com