Exercício com baixa umidade

A quantidade de vapor d’água contida na atmosfera é conhecida como umidade relativa. Quanto mais próximo dos 100%, mais úmido está o ar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a umidade relativa do ar em torno de 60% é o índice considerado confortável. Para que o leitor tenha uma noção, ontem (10), em torno de 14h, Curitiba apresentava 38% de umidade.

Realizar exercícios físicos com baixa umidade pode causar complicações alérgicas, sangramento das narinas, ressecamento da pele, irritação dos olhos e cansaço precoce em relação a outras sessões de treinamento em condições mais úmidas.
Durante o exercício, é normal que a respiração ocorra pela boca sem a devida filtragem pela mucosa do nariz. Como em dias mais secos a quantidade de resíduos de polução é maior, os indivíduos com tendências a alergias respiratórias devem procurar locais longe de grande fluxo de veículos para realizar exercícios.

O ideal em dias muito secos é evitar o exercício ao ar livre nos horários mais quentes, entre 10h e 16h. Nessas condições, o organismo aumenta a quantidade de suor. Sendo assim, é necessária atenção redobrada com a hidratação. Procure ingerir água durante todo o período de exercício, não deixe apenas para o momento que sentir sede.

Algumas academias possuem ambiente climatizado, pode ser uma ótima opção para pessoas que sofrem em dias mais secos. Lembrando que a hidratação em dias com umidade relativa do ar mais baixa é importante, mesmo que você não venha a se exercitar.

Quer sugerir um tema ? Escreva para malgauer@gmail.com