Evite o efeito sanfona

Emagrecer é mais fácil do que manter o peso, isso é visto com freqüência em pessoas que conseguem atingir um determinado objetivo e passam a engordar novamente.

Um estudo publicado por pesquisadores australianos em 2011 demonstrou que indivíduos após perderem pesos apresentam alterações hormonais que aumenta o apetite e desacelera o metabolismo, o resultado não poderia ser outro, muitos voltam a engordar mesmo controlando a alimentação.

O fator genético também tem papel importante, já que o DNA de alguns indivíduos favorece o aumento de gordura corporal, nesse cenário a força de vontade em se manter dentro dos limites adequados é fundamental.

Quando o indivíduo atinge o peso desejado, não pode nem pensar em retornar aos hábitos anteriores, mas também não pode continuar com dietas rigorosas e restritivas. Nesse caso o ideal é ter um controle, algumas pessoas reduzem a ingestão de doces, por exemplo. É importante um acompanhamento pelo nutricionista por pelo menos 1 ano.

Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos (National Weight Control Group) vem se dedicando durante muitas décadas no estudo do controle de peso. O grupo descobriu que pessoas que conseguem manter o peso após o emagrecimento têm em comum: permanecem controlando alimentação, praticam exercícios físicos diariamente, não deixam de tomar café da manhã, usam a balança com freqüência e passam pouco tempo em frente a televisão.

Quando se trata de perda e manutenção do peso corporal é sempre necessária muita dedicação e força de vontade, entretanto os ganhos em relação à saúde, autoestima e estética, compensam todo o esforço.

Quer sugerir um tema? Escreva para malgauer@gmail.com