Está estressado?

O stress é considerado um dos grandes problemas da vida moderna, trânsito, estudos, pressão no trabalho, finanças, entre outros. Estima-se que 4 a cada 10 pessoas sofrem com sintomas de stress nas grandes cidades, ocasionando inúmeros casos de afastamento do trabalho além de reduzir o rendimento dos profissionais.

Diversas empresas adotam estratégias para redução do stress, uma delas é o estímulo a prática de exercício físico, oferecendo como benefício a mensalidade de academias ou criando ambientes dentro das organizações.

O stress pode resultar em outros inúmeros problemas de saúde, desencadear diversos tipos de doença e deve ser tratado com muita atenção em casa, nas empresas e pelo poder público.

Os sintomas iniciais do stress são: irritação, cansaço, aumento da pressão arterial, desmotivação, insônia, entre outros, que normalmente vão se agravando com o transcorrer do tempo. Em casos extremos resulta em problemas familiares graves, afastamento do trabalho e como já dissemos desencadear outras doenças.

Um estudo publicado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Maryland demonstrou que praticantes de exercícios físicos moderados, possuem maior capacidade de se controlar adequadamente em momentos de stress em relação aos indivíduos sedentários.

Procure ambientes agradáveis para a prática de exercício físico, quando realizar treinamento em grupos procure evitar falar sobre os problemas do trabalho, da casa, dos estudos. Crie um esfera de bons pensamentos e conversas positivas.

Caminhas, ciclismo, leves corridas, são exemplos de exercícios moderados, os mais recomendados na prevenção do stress. Atividades intensas que resultem em grande cansaço não são as mais indicadas, pois podem agravar o estado de stress.

Procure um profissional de Educação Física para orientar a respeito da melhor estratégia na prática de exercício, dessa forma prevenir doenças e melhor sua qualidade de vida.

Quer sugerir um tema, fazer perguntas ? Excreva para malgauer@gmail.com