Esgotamento mental

Correria, trânsito, família, pressão no trabalho, horários para cumprir, enfim, tudo isso se tornou rotineiro nos dias atuais. Normalmente tudo isso reflete em poucos momentos de lazer e poucas horas de sono, tão necessário descanso para a mente.

No final  século 18 durante a revolução industrial era normal que as empresas funcionassem 24 horas por dia nos 7 dias da semana, os trabalhadores costumavam atuar entre 10 e 16 horas. Obviamente eram jornadas de trabalho exaustivas, até que Robert Owen iniciou uma campanha com o seguinte slogan “oito horas para trabalhar, oito horas para o lazer e oito horas para o descanso”. Em 1914 uma das primeiras empresas a implementar a idéia foi a Ford Motor Company, o resultado foi um aumento de produtividade de forma espetacular mesmo com menos horas trabalho.

A jornada de trabalho exagerada causas diversos sintomas negativos, dores no corpo, queda de cabelo, problemas gastrointestinais, ausência de desejo sexual, perda ou ganho de peso, enfim, cansaço crônico.

Reservar uma parte do dia para o lazer é fundamental para uma vida saudável, que inclui a prática de exercícios físicos. Diversas atividades são excelentes para  o organismo, reduzem o stress e proporcionam equilíbrio entre corpo e mente.

Não esqueça do período de sono, é recomendável pelo menos 8 horas de descanso, evite dormir pouco, lembre-se que seu organismo necessita se recuperar para o as atividades do dia seguinte. A ausência de sono está relacionada a inúmeras doenças, inclusive a obesidade.

A vida é maravilhosa, necessitamos de trabalho para nosso sustento, mas não torne-se refém das obrigações profissionais. Viaje, saia com a família e com amigos, divirta-se !

Quer sugerir um tema ? Escreva para malgauer@gmail.com

Voltar ao topo