Dormir pouco engorda

Os indivíduos que dormem pouco tendem a ganhar peso. É o que revela um estudo da Universidade do Colorado em Boulder nos Estados Unidos. O ideal é dormir entre 8 e 9 horas diariamente, a restrição do sono tende a causar aumento de gordura corporal. O estudo revelou que pessoas que dormem menos que o recomendado acaba gastando 5% mais calorias e acabam ingerindo muito mais alimentos. O organismo não está preparado para digestão nos períodos em que o indivíduo deveria estar dormindo, dessa forma acaba acumulando mais gordura corporal.

A falta de sono também afeta o metabolismo, reduzindo a capacidade de consumir calorias. Como a falta de sono causa mais apetite por alimentos calóricos a tendência é engordar. Além disso, indivíduos que dormem menos acabam tendo dificuldade em fazer todas as refeições em horários recomendados, o que também favorece o ganho de peso pela ingestão de grandes quantidades.

Durante o período de faculdade ou fases de estresse profissional existe a probabilidade de dormir menos e não se alimentar adequadamente. O estudo também revelou que a restrição de sono causa maior probabilidade de ganho de peso em pessoas do sexo masculino.

A falta de sono também revelou aumentar as chances de desencadear diversas doenças como câncer, derrame cerebral, hiperatividade em crianças, eleva o risco de impotência sexual, além de outros distúrbios. Dormir muito também revelou aumentar o acúmulo de gordura corporal, já que indivíduos que dormem muito tendem a gastar menos calorias, além de realizar menos exercício físico. O ideal é manter um estilo de vida equilibrado, com alimentos saudáveis, sono adequado e exercício físico frequente.

Quer sugerir um tema ? Escreva para malgauer@gmail.com