Dores nas costas?

Pessoas que estão acima do peso ideal possuem 68% mais risco de apresentar dores nas costas. Essa foi a conclusão do estudo realizado com mais de um milhão de pessoas pela Gallup Organization(Estados Unidos).

A coluna vertebral é nosso eixo de sustentação, com o excesso de peso essa estrutura é altamente afetada. O acúmulo de gordura na região do abdômen faz a região se projetar para frente, a conseqüência é dor na lombar que tanto incomoda uma boa parte da população mundial.
O consumo de cigarro associado ao sedentarismo demonstrou ser um fator de risco para o aparecimento de dores na coluna, conforme estudo publicado no “The Spine Journal”.

Se você já sofre com dores nas costas, procure um ortopedista que vai diagnosticar e realizar o encaminhamento para um fisioterapeuta. Além do tratamento fisioterápico, é necessária uma redução do peso corporal, para isso uma alimentação saudável e rotina de exercícios físicos são fundamentais.
A obesidade é considerada uma epidemia global, que além de afetar estruturas como a coluna, é responsável por problemas cardíacos, diabetes, alguns tipos de câncer, etc.

O ideal é procurar hábitos saudáveis, como se exercitar diariamente, alimentação adequada, consumo moderado de bebidas alcoólicas, evitar o cigarro e dormir o suficiente. São ações simples que são fundamentais para uma ótima qualidade de vida.