Deixando o sedentarismo

Após a consulta médica você recebe a informação que está apresentando problemas de saúde em função do sedentarismo, a recomendação é iniciar a prática de exercícios físicos. A primeira reação é procurar uma academia, fazer a matrícula e iniciar imediatamente, sob orientação de um profissional de Educação Física.

O que observamos é que boa parte das pessoas acaba frequentando durante os primeiros dias e desistindo, retornando ao ciclo de sedentarismo.

Após anos inativo, você está preparado para iniciar imediatamente a prática de exercícios? É importante ressaltar que no início seu organismo apresentará respostas em relação às alterações metabólicas como cansaço e algumas dores musculares, mesmo em atividades de baixo volume e intensidade.

Em relação à rotina diária, que envolve família, trabalho, estudos, a prática de exercícios torna-se mais um compromisso. E, na falta de tempo, o que acaba sendo excluído da agenda?

Assim como em todas as ações da nossa vida, deixar o sedentarismo necessita de planejamento e principalmente determinação. Após longos períodos de inatividade, não será possível recuperar a forma física em poucas semanas, mesmo que você tenha sido um atleta no passado.

Comece com iniciativas simples, como descer os andares do seu prédio pela escada e se possível subir alguns com o passar dos dias. Deixe o carro em casa, vá à panificadora, mercado, farmácia a pé. Leve o cachorro para passear. Convide algumas pessoas da sua família para realizar algumas caminhadas durante a semana em uma intensidade e distância confortáveis, sem sofrimento. Transforme essa rotina em algo extremamente prazeroso.

Com o passar dos dias, seu organismo apresentará leves alterações metabólicas, o exercício fará parte de sua agenda diária, seu sono será mais tranquilo e boa parte do stress da vida diária será controlado.

Enfim, você venceu a primeira etapa, agora é o momento de praticar exercícios mais elaborados com objetivo de melhorar significativamente sua saúde. Falamos sobre isso na próxima coluna. A partir de agora, estarei aqui toda segunda-feira tentando ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida.