Ciclismo urbano

Conforme matéria publicada na Tribuna em 24/5, houve um aumento significativo de pessoas que passaram a se deslocar de bicicleta em Curitiba.

Você está preparado para pedalar pela cidade? Em primeiro lugar, antes mesmo do início das atividades, procure um profissional de Educação Física para avaliar suas condições atuais. Caso seja necessário, ele vai lhe encaminhar para uma consulta médica. Em geral, não existe restrição para o início das pedaladas, contanto que sejam respeitados os limites do organismo e, principalmente, os períodos de recuperação.

Preocupe-se com a hidratação durante a atividade, pois a desidratação é um grande problema para quem está pedalando. O ideal para amadores é utilizar água. Isotônicos são indicados em longos percursos e devem ser prescritos por um nutricionista.

Pedalar rumo ao trabalho ou pequenas distâncias pode proporcionar ganhos em qualidade de vida. Caso você queira se aventurar em provas de longa distância, procure alguns clubes de ciclismo. Normalmente você encontra profissionais de educação física preparados para a orientação adequada. Além disso, terá a oportunidade de realizar as atividades em grupo. É mais prazeroso e mais seguro.

Você não precisa de uma bicicleta de alto custo, existem muitas opções de alumínio que suportam as atividades tranquilamente. Procure utilizar peças de boa qualidade, mas não é necessário equipamentos ‘top de linha‘.
Aprenda a realizar pequenos reparos, como troca de correia, conserto de vazamentos no pneu, regulagem de freios e a configuração ideal para sua altura e tamanho de membros. A bicicleta possui ajustes para atender as diferenças entre os usuários, converse com um especialista e procure conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Nunca pratique o ciclismo utilizando fones de ouvido, sua audição é muito importante para sua segurança no trânsito. A atenção deve ser total, tenha como princípio que o motorista não lhe enxergou. Utilize todos os equipamentos de segurança. Mesmo em pequenas quedas, algumas lesões podem ser muito sérias.

Em alguns países, a mobilidade urbana através da bicicleta chega a 30% do total do deslocamento diário. Quem sabe um dia seja possível chegar a esse patamar em Curitiba, entretanto ainda é necessário muito investimento em ciclovias e respeito ao ciclista.

Voltar ao topo