Asma e exercício físico

Sabe quando você respira algum agente irritante como poluição, cigarro, entre outras e sente aquela mal estar nos brônquios? É uma ação normal do seu organismo, a musculatura lisa se contrai para impedir a passagem dessas substâncias até os pulmões. Imediatamente, algumas células de defesa migram para região na tentativa de neutralizar a agressão.

Acontece que em pessoas com Asma a resposta é exagerada, os mecanismos de defesa acabam agredindo os bronquíolos gerando aumento na produção de muco. A reação anormal resulta na obstrução parcial da passagem de ar, chiado no peito, sensação de falta de oxigênio e tosse na tentativa de eliminar o excesso de muco.

Normalmente durante a infância e adolescência, são diagnosticados os primeiros sintomas de asma, muitas vezes na prática de exercício físico. A ciência ainda não desvendou completamente os motivos que o exercício desencadeia as crises, entretanto estudos indicam que a mudança de temperatura das vias aéreas em conjunto com o aumento da freqüência respiratória deve ser a causa principal. Com as mudanças constantes de temperatura nessa época do ano, é necessário ficar em alerta.

Os indivíduos com asma não estão impedidos de praticar exercícios físicos, entretanto é necessário acompanhamento médico, pois normalmente é recomendável o uso de medicação que auxilie na dilatação dos brônquios antes mesmo do início da atividade.

Para aqueles que possuem a doença, as atividades de resistência normalmente não são as mais indicadas como corridas, ciclismo, longas partidas de futebol, dança, etc. Exercícios intermitentes, que normalmente são mais intensos e com maiores períodos de recuperação demonstraram ser mais tolerados pelos asmáticos.

Alguns estudos demonstraram que os exercícios físicos auxiliam no tratamento da Asma, pois causam aumentam da capacidade de captação de oxigênio e podem reduzir a incidência de crises em situações de repouso. É uma ótima opção!

A prática de natação em piscinas aquecidas, apesar de estar inserida em atividades de resistência, vem se mostrando adequada por asmáticos. Os estudos indicam que o calor e umidade nesses ambientes são satisfatórios para indivíduos que sofrem com todos os níveis de crise, seja das mais leves até as mais severas.

Caso seu filho seja diagnosticado com asma, estimule a prática de exercícios respeitando seus limites de tolerância, no início pode ser um pouco mais difícil, entretanto de médio em longo prazo os resultados serão excelentes.

É necessário procurar um profissional de Educação Física especialista no assunto, que poderá auxiliar na prescrição de atividades que sejam mais facilmente toleradas.

Quer sugerir um tema para a coluna, saber um pouco mais sobre exercício e qualidade de vida ? Escreva para malgauer@gmail.com