O outro jacaré

Como já é do conhecimento de todos, jacaré do Parque Barigüi adora dar entrevistas. Ainda mais em dias de estréia, como é o caso do novo hóspede daquelas águas. Veio fazer companhia para o nosso velho conhecido jacaré-do-papo-amarelo, que lá tem domicílio eleitoral há mais de dez anos.

Este segundo crocodiliano ainda não apresentou suas credenciais ao prefeito Cassio Taniguchi, mas sabe-se que é jacaré-do-pantanal e veio para ficar, conforme entrevista exclusiva que concedeu a este repórter.

Em Tempo – Quais são suas intenções?

Jacaré II – Disputar meu espaço político aqui no lago do Parque Barigüi. Nada mais, nada menos.

Em Tempo – Isto quer dizer que o senhor vai para um bate-chapa com o jacaré-do-papo-amarelo, o primeiro e, até agora, único?

Jacaré II – Afirmativo. Precisamos deixar bem claro para a população de Curitiba que o papo-amarelo é de uma geração que está no poder há mais de três décadas. Precisamos oxigenar as águas do Barigüi, dar mais transparência e oportunidades aos outros segmentos da sociedade organizada do lago. Chega dos mesmos!

Em Tempo – Os técnicos estão pensando em levar o senhor para um novo local, como medida de prevenção para a segurança dos usuários do parque.

Jacaré II – São resquícios do autoritarismo. Temendo a derrota nas urnas, os do papo-amarelo apelam para estes artifícios antidemocráticos. Essa oligarquia dos papo-amarelo quer se perpetuar no poder. Eles não admitem entregar a rapadura, dar oportunidade às novas lideranças.

Em Tempo – Por falar nisso, como o senhor avalia o governo Lula?

Jacaré II – Caro repórter, em rio de piranha, jacaré nada de costas. Sobre este tema não pretendo me manifestar no presente momento, estou observando o desenrolar dos acontecimentos.

Em Tempo – Isto quer dizer que o senhor está em cima do muro e aberto para dialogar com os tucanos dos bosques vizinhos?

Jacaré II – Estou consultando as bases. De concreto, posso adiantar que tenho conversado com os pequenos partidos. Já tenho o apoio praticamente garantido da águia-cinzenta, que está em extinção.

Em Tempo – E quanto ao partido da ararinha-azul?

Jacaré II – Não estamos descartando apoios. Todos são bem-vindos à frente ampla contra os do papo-amarelo. Especialmente os companheiros da ararinha-azul. Eles possuem um expressivo tempo na televisão.

Em Tempo – Mas os da ararinha-azul sempre foram considerados da elite, um partido que está no poder desde quando Deus criou a raça dos ambientalistas.

Jacaré II – Os companheiros do pantanal têm um programa de governo, compromissos históricos com as mudanças no Parque Barigüi. Se outros setores da sociedade organizada abraçarem o nosso programa, serão bem-vindos.

Em Tempo – Uma das críticas que se fazem ao governo Lula é de que ele é o terceiro mandato do FHC. Isto não pode acontecer no Parque Barigüi?

Jacaré II – Absolutamente, a população do parque está cansada dos de papo-amarelo. Nossas práticas são outras, afinadas com as classes mais baixas do lago. No nosso mandato, bagrinho vai ter sua vez. E fora os bagres ensaboados!

Em Tempo – Segundo pesquisas feitas no lago, a questão da segurança preocupa a população. Se um jacaré assusta, dois jacarés não assustam muito mais?

Jacaré II – A questão da segurança é de alçada do governo estadual. Vamos manter constante diálogo com o governador Requião.

Em Tempo – Na sua gestão será implantado o programa Fome Zero no parque Barigüi?

Jacaré II – Nós pantaneiros não só vamos implantar o Fome Zero, como também temos o firme propósito de acabar com a estúpida mentalidade de não dar comida aos animais. Não só aqui, como também no jardim zoológico. Bicho também é gente e gosta de pipoca e de amendoim.

Em Tempo – Alguma mensagem final para o distinto público?

Jacaré II – Vai dar jacaré II na cabeça!

Até domingo, estimado Wilson Bueno.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna