O grande strike

Ontem teve assembléia geral extraordinária na nova sede social do CCPP (Comissão Celeste Pró-Paraná). Assinaram presença toda a diretoria e demais associados. O presidente Carvalhinho abriu a sessão e passou a palavra ao orador da CCPP, Bento Munhoz da Rocha, que leu a pauta do dia:

– Senhor presidente, senhores do conselho, minhas senhoras e meus senhores. Estamos aqui reunidos para tratar das festividades relativas aos 150 anos de Emancipação Política do Paraná, que será realizada neste 19 de dezembro. A programação será a seguinte: 8 horas: Alvorada festiva / 9 horas: Missa em ação de graças oficiada pelo Senhor Todo-Poderoso, com a honrosa presença de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, demais santas, todos os santos, anjos, arcanjos e querubins / 10 horas: Chuva de estrelas a cargo de São Pedro / 12 horas: Banquete de gala divino com a duração de três dias e três noites. Para animar a festa, teremos Tom Jobim, Sinatra, Vinícius de Moraes e grande baile com Glenn Miller e sua orquestra.

No exato momento que Bento Munhoz da Rocha tomava um generoso gole de água mineral Ouro Fino, servida por dona Dedé Mocelin, formou-se um alvoroço. O secretário Aníbal Curi foi ver o que estava acontecendo e logo retornou, sussurrando no ouvido do presidente Carvalhinho, que, imediatamente, anunciou:

– Senhoras e senhores, acabamos de receber a notícia de que o nosso querido e eminente conterrâneo José Richa acaba de chegar ao Reino Celeste. E neste momento está se dirigindo a este recinto, com o companheiro Ney Braga.

O silêncio voltou a tomar conta do ambiente, logo quebrado por uma estrondosa salva de palmas e gritos de ?hurra, hurra, hurra!!!?. Bento Munhoz da Rocha retomou a palavra:

– Em função deste fato novo e auspicioso, nossa diretoria acaba de decidir que a programação deste 19 de dezembro pode sofrer alterações. Assim sendo, abro a palavra e pedimos sugestões aos presentes.

Ergue-se o escritor Jamil Snege, com seu habitual humor:

– Em homenagem ao turco recém-chegado, sugiro um modificação no cardápio do banquete. Francamente… língua, ovos mexidos, carne crua, coxinha, sobre-bumbum de galinha, baba-de-moça, sonho de noiva, peru, rolinha assada, mandioca e rabada… Convenhamos que isso não é um cardápio nada santo! É uma suruba! Em homenagem ao turco, proponho uma mesa de seu inteiro agrado: carneiro no buraco, quibe e todas as demais iguarias árabes.

– Assino embaixo! – É a voz do gourmet Sérgio da Veiga Mercer, o Barão de Tibagi.

Jamil Snege, sendo abraçado pelo também turquinho Avelino Vieira, prossegue:

– E digo mais: vamos organizar o Primeiro Torneio Celeste de Cacheta.

Neste momento, José Richa adentra ao salão, conduzido por Ney Braga, de quem foi oficial-de-gabinete, em 1961. Em uníssono, todos saúdam o turco:

– Hurra, hurra, quibe e cacheta! Hurra, hurra, quibe e cacheta!

Carvalhinho, presidente da CCPP, cumprimenta efusivamente o ex-governador e lhe passa a palavra:

– Caro presidente da CCPP, doutor Carvalhinho, minhas senhoras, meus senhores. Terei uma eternidade para agradecer e abraçar cada um de vocês, por tanto apreço e carinho. Serei sucinto: folgo em saber deste Primeiro Torneio Celeste de Cacheta, pois aqui cheguei com a impressão de que o Todo-Poderoso anda jogando somente boliche, nesses últimos tempos. Senão, vejamos: Carvalhinho; Anfrísio Siqueira; Jamil Snege; dona Dedé Mocelin; Martinez; João Baptista Moraes; Otávio Cesário, o Jaburu; Octávio Valeixo; Anna Alice Pietruza; Zé Cláudio, de Maringá; Newton Freire-Maia; Odelair Rodrigues; e agora este humilde servo… que grande strike, ó Senhor! E tenho dito!

– Hurra, hurra, quibe e cacheta! Hurra, hurra, quibe e cacheta!

Até fevereiro, com férias para a coluna e charge. Enquanto isso, uma vez por semana no tablóide Nossa Praia que estréia dia 26 próximo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna