O Dia do Vampiro

Antes tarde do que nunca. Os próximos 14 de junho, aniversário do Vampiro de Curitiba, nunca mais serão os mesmos. Surgiu na noite de Curitiba o projeto de instituir o Dia do Vampiro. Uma grande festa na cidade para comemorar a obra do nosso escritor maior.

O Bloomsday é a única data em todo o mundo dedicado a um livro:"Ulysses", obra de James Joyce, que relata uma odisséia de Leopold Bloom, durante 16 horas de um dia 16 de junho, e é considerada um dos marcos da literatura contemporânea ocidental. Se na Irlanda os amantes da literatura comemoram esse dia reunidos em bares, tomando cerveja preta e lendo trechos do livro, Curitiba pode e merece se paramentar em festas para festejar o nosso nosferatu.

Poetas, escritores, críticos, atores, músicos, seresteiros, estudantes, leitores e polaquinhas: junto com a próxima chegada do inverno, vamos retirar dos armários as longas mantas e casacos pretos. Com longos caninos à boca, vamos às ruas a caráter. De preto e branco, invadir os bares para saudar o Vampiro com bolos de chocolate, assoprar velinhas de aniversário, brindar com chope escuro. Ou Johnny Walker Black, se preferir.

A comemoração não se pretende oficial, chapa-branca e, da viúva, somente ajuda espiritual do champagne Veuve Clicquot. De geração e criação espontânea, nem por isso veremos vetada a participação de nossos órgãos culturais. Da Fundação Cultural de Curitiba à Secretaria Estadual da Cultura, não se espera nada mais, nada menos, que cumpram o seu destino e caiam também nas garras do Vampiro.

Desde já, convoca-se a cidade para um assembléia geral extraordinária e que nossos vereadores abram os trabalhos decretando oficialmente o dia 14 de junho o Dia do Vampiro. Caro vereador Mário Celso, cara vereadora Julieta Reis, nestes termos, pedimos deferimento: estamos atentos para testemunhar qual dos dois edis chega primeiro com o requerimento à Câmara Municipal de Curitiba. Prefeito Beto Richa, eis aí uma data para entrar para a história de Curitiba. E à sua história. Governador Roberto Requião, no próximo 14 de junho lhe pagamos uma guinness no Bar dos Passarinhos, desde que o senhor e dona Maristela venham às ruas de preto e branco. De fraque e cartola seria pedir demais.

Publicitários, uni-vos: Ernani Buchmann, Antoninho de Freitas, Almir Feijó, Mario D"Andrea, Bira Menezes, Zé Roberto Oliva, Cláudio Loureiro, conclamem seus amigos e clientes. Vamos proclamar ao mundo que Curitiba festeja a caráter o seu recluso Vampiro. Doutor Francisco Cunha Pereira, doutor Paulo Pimentel, não parem as rotativas e registrem a festa em preto e branco do vampiro ao vivo e em cores.

Poeta Thadeu Wojciechowski – polaco da Barreirinha, Almir Feijó, Domingos Pellegrini – de seu Sítio Terra Vermelha, blogueiros e blogueiras, copiem e colem, façam postar de seus castelos esta mensagem. Nós cartunistas faremos nosso papel, iremos aos bares mostrar a cara do Vampiro em nanquim, preto no branco.

Por último, e o mais importante, nos bares, boates e restaurantes é que vai rolar a festa. Do cardápio à decoração, até a escolha da mais terrível e bela vampira, todos teremos o que comemorar. Dia 14 de junho, uma data para ficar nas veias de Curitiba.

vampiro240605.jpg"Ah, ele virá.
Certo virá.
Agora que a noite se aproxima.
Em meu pescoço. Ele virá.
A força de seu corpo
navegando por meu corpo.
Os dentes nas carótidas,
nos meus seios, ai, meu púbis angelical.
Não assim tão fundo.
É a paixão que me devora.
Presa dos caprichos do vampiro.
Que noite densa o relógio anuncia.
Os passos na escada.
Os dentes no pescoço."
(Vampiro de Curitiba –
Dalton Trevisan)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna