Ilha da Pindaíba

Disposto a vender inclusive os poucos pontos positivos que acumula no Ibope – como se fossem milhas de popularidade -, Beto Richa só não botou à venda a Ilha das Cobras. Mas caso a residência de veraneio do governador for para o prego – como parece que vão fazer com a Granja do Canguiri, o antigo parque de diversões de Zé Richa e Roberto Requião -, se eu ganhar os 170 milhões da Mega Sena deste final de semana, compro à vista e de porteira fechada.

Desde sempre o meu sonho de aposentadoria seria ser nomeado caseiro da Ilha das Cobras, com salário equivalente ao de um desembargador só para tomar conta daquele refúgio de mosquitos na Baía de Paranaguá. Com o maior prêmio da história da Mega Sena, evidentemente, meus planos para a Ilha seria bem diferentes. Faria daquele tugúrio rodeado de robalos por todos os lados a República Independente da Pindaíba.

Como aprendemos com Deonísio da Silva (“De onde vem as palavras”), Pindaíba vem do tupi-guarani pindá, anzol, e yba, vara, o conjunto de anzol, linha e vara de pescar. A expressão “estar na pindaíba”, indicando estado de pobreza absoluta, advém da situação de miséria em que se encontrava o índio quando não conseguia apanhar peixes, um de seus principais meios de sustento. Ficar na pindaíba é sentir-se reduzido a um caniço e a um anzol para sobreviver.

Na Pindaíba a gente ganha pouco, mas se diverte. Aliás, na República Independente da Pindaíba dinheiro é que não vai faltar, pois a moeda local vai se chamar “beto” – em homenagem ao governador Beto Richa, que governa na pindaíba faz um bom tempo e o Estado fica cada dia mais rico em seus pronunciamentos.

Não é de hoje que desejo tomar posse da Ilha das Cobras. Desde o governo Ney Braga, tenho enviado emissários, recados, acenos e flores, com o objetivo de me tornar caseiro de uma das raras joias do litoral paranaense. Infelizmente, o atual governador também tem se feito de surdo aos meus apelos.

No entanto, caso eu for contemplado com a fortuna da Mega Sena, darei o primeiro lance na queima de estoques do Palácio Iguaçu. Pelos meus cálculos, com 30 “betos” no bolso iremos proclamar na Baía de Paranaguá a República Independente da Pindaíba.