Olá!  Nesta dica de hoje irei falar sobre dúvidas na hora de rebaixar o carro e qual suspensão devemos usar. Apesar de não parecer, é comum ficarmos inseguros e indecisos na hora de rebaixar o carro, qual a altura certa? Que tipos de suspensão deve-se usar? Vai perder o conforto e segurança, ou não? A única certeza que temos é que o carro ficará lindo.

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Dúvidas ao rebaixar o carro, qual tipo de suspensão devo usar?

A primeira coisa que devemos ter em mente e muito claro na hora de rebaixar é: o carro não ficará mais o mesmo, pois estará alterando as suas características originais como o conforto, já a dirigibilidade e segurança vão depender das opções de escolha quanto ao tipo de material e a qualidade do produto, bem, se o quesito segurança não for um problema para você, reveja as suas prioridades, pois perder o conforto é normal, o carro fica mais baixo e esportivo, consequentemente você sentirá mais as vibrações do asfalto, agora segurança não se brinca. Hoje em dia existem produtos de boa qualidade, seguros e confiáveis.  Os investimentos podem ser de R$500,00 a R$3.000,00, para carros nacionais e importados de até médio porte, já carros importados de alto desempenho podem passar dos R$5.000,00, dependendo do tipo de suspenção e pista onde irá usa-la.

A segunda e não menos importante que a primeira é: descarte toda e qualquer possibilidade de cortar ou comprimir as molas, lembre-se, a suspensão é responsável também pela estabilidade e a qualidade de frenagem do carro, portanto, estamos falando de segurança. Esse tipo de procedimento é barato, algo em torno de R$300,00, mas o fato é que a suspensão não é só composta de mola, e sim de um conjunto de várias peças, entre elas o amortecedor e outros componentes que não vem ao caso comentar agora. Ao cortá-las ou comprimi-las perderão a vida útil, destemperando as ligas de aço, material do qual são feitas para suportar a pressão, ainda mais sem preparar os amortecedores, pois estamos alterando a linha de curso da haste, ficando com pouco espaço para trabalhar, sobrecarregando-o com carga excessiva de pressão diminuindo a vida útil e segurança. Então, se for corta as molas ou comprimi-las, lembre-se, será uma economia de fachada, o que é barato neste caso sairá muito caro, pois terá que substituí-las pouco tempo depois, sem falar de casos mais graves.

Quer usar suspensão preparada, mas não sabe qual. Há quatro tipos: as chamadas fixas, mais comuns, onde o conjunto mola e amortecedor são reduzidos e calibrados para isso, e não possuem regulagem, custam em média, de R$500,00 a R$1.500,00, dependendo do carro, e são ideais para uso na cidade, ou nos finais de semana, e para quem não abre mão de andar baixo. Geralmente estes kits rebaixam o carro entre 6 a 10 cm, mas podem ser trabalhados conforme sua necessidade, pista e altura.

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As molas esportivas podem ser vendidas separadamente dos kits fixos, no qual podem ser usadas nos amortecedores originais, sem afetar a segurança, possuem menos elos, mas apresentam a mesma compressão das originais, mantendo a segurança e não afetando muito o conforto. O valor varia de carro para carro, de R$500,00 a R 1.500,00, são ideais para uso diário, estrada x cidade, pois rebaixa o carro entre 4 e 6 cm. É a melhor solução para quem não quer o carro muito baixo, você não precisa trocar os amortecedores porque elas já são desenvolvidas de forma a não afetar a vida útil deles.

  

As chamadas reguláveis ou móveis que podem ser de rosca, onde você ajusta manualmente e define a altura através de um sistema mecânico, como o próprio nome diz. São ideias para usos diversos e para quem prefere ter a opção de poder ajustar a altura de vez em quando, conforme a necessidade e não quer investir muito, o &uacute,;nico ponto negativo é o esforço físico para levantar o carro e ajustar a altura. Estes kits custam entre R$780,00 a R$2.000,00.

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As de ar comprimido, onde a altura é definida através de um sistema eletropneumático, neste caso, o ar comprimido enche as bolsas de ar que ficam no lugar das molas, esse sistema é mais complexo, envolve cilindro, mangueiras, válvulas, compressor e outros itens como solenoides, botões de acionamento para controle de altura e medidores de pressão. Se você gosta de andar colado ao chão e quer regular a altura quando quiser, andando em qualquer pista, mas não esta disposto a ficar levantando o carro manualmente toda a hora para regular a altura e têm condição de investir um pouco mais, a dica é, use kits de suspensão a ar, onde o investimento será entre R$1.700,00 a R$4.000,00, dependendo do carro. Hoje em dia existem kits mais confiáveis e seguros que preservarão a estabilidade e a segurança do carro. Neste sistema existem vários tipos de configurações, acionamento rápido, lento, independente e outros mais avançados que podem memorizar diversas posições automaticamente.

Dentro deste conceito, ainda existem suspensões reguláveis mais específicas, que exigem um conjunto de alto desempenho para condições extremas, como as chamadas coilover, onde os amortecedores e molas possuem regulagem de altura aliada a um sistema que configura a pressão do amortecedor, deixando-o mais endurecido ou mais macio, seja através de rosca, pressão pneumática ou com controles eletrônicos, ajustando as condições de uso conforme a necessidade de pista ou desempenho do carro. Este sistema é ideal para carros de alta performance e requer um investimento alto, algo em torno de R$5.000,00 a R$10.000,00.

Na hora de decidir a altura tenha em mente como você usará o carro, no trabalho, no dia-a-dia, apenas nos finais de semana ou só na cidade. Suspensão preparada é um assunto muito complexo, vai além de simplesmente molas e amortecedores, estamos falando de alterações que podem interferir ou aumentar no resultado, o desempenho e a potência do carro.

Não esqueça agora você pode regularizar sua suspensão rebaixada, mas existem condições e regras para isso, acesse o conteúdo publicado no Paraná Online no link, (Contran libera carros rebaixados, mas com regras) e Fique atento.

Interessante:

Suspensão a ar ou suspensão pneumática não é um conceito recente. Foi concebido na década de 1920 pela Messier, e difundida no final da década de 1940 nos Estados Unidos, buscando melhorias na estabilidade para autos de competição. O invento foi bem sucedido e logo foram criadas novas aplicações para o produto. A Plymouth, já na década de 1950, oferecia como opcional um sistema simples de “bag” calibrável a ar com o intuito de nivelar o veículo quando carregado.

Fonte: Wikipédia. 

Fique atento, você pode ver seu carro customizado virtualmente e publicado aqui na coluna Customização Automotiva.

Então convido você a enviar uma foto do seu carro para a coluna Customização Automotiva, para enviar é fácil.

Cada leitor deverá enviar apenas uma foto, que deverá ter mais de três megas de resolução e será selecionada com base na qualidade da resolução, posição do carro na foto e beleza ao final da customização.

A escolha de qual foto e projeto de customização será adotado na imagem, será feita apenas por mim.

Na foto deverá constar apenas a, imagem do carro e não de pessoas.

O projeto escolhido será publicado sempre na última sexta feira de cada mês nesta coluna.

As fotos deverão ser enviadas no e-mail virtualcardesign@hotmail.com com o modelo do carro, nome do participante, cidade e estado de origem.