Receita de Cuscuz Paulista

Receita de Cuscuz Paulista

Nossa receita desta semana traz um clássico da culinária de São Paulo, o inigualável e saboroso Cuscuz Paulista. Suas variações podem levar Sardinha, Frango, Atum e até mesmo, uma versão Vegana. Sua versatilidade não está somente em seus ingredientes, ele também pode ser apresentado como um lanche da tarde, uma entrada ou até mesmo como um acompanhamento.

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

3 Xícaras de Farinha de milho em flocos

2 latas de Sardinha

2 Ovos

1 tomate

3 dentes de Alho

½ Cebola picada

150g de palmito em conserva

30g de Azeitona sem caroço

½ xícara de Salsinha picada

Sal e Pimenta do reino a gosto

Como fazer o Cuscuz Paulista

1 – Em uma panela funda coloque um pouco do óleo que vem juntamente com a sardinha, aproximadamente uma colher de sopa. Junte a Cebola e o Alho Picados e frite até dourar.

2 – Acrescente o conteúdo de uma lata de sardinha sem o óleo e mexa bem até que a Sardinha se desmanche, coloque um dos ovos Picados, o Palmito em rodelas, as Azeitonas picadas e frite tudo por alguns minutos.

3 – Coloque 1 e ½ litros de Água fria e em seguida coloque as três xícaras de farinha de Milho. Aproveite este momento para checar o Sal e acrescentar a pimenta do reino. Mexa sem parar até que a farinha engrosse. Reserve.

4 – Unte uma forma de bolo com manteiga e em seguida utilize o tomate, o outro ovo e a outra lata de sardinha para decorar as laterais da forma. Coloque as rodelas de tomate grudadas nas laterais, intercaladas com sardinhas inteiras também grudadas nas laterais e no fundo, coloque algumas rodelas de ovo.

5 – Coloque a mistura do Cuscuz ainda quente na forma de bolo, com cuidado para não retirar do lugar, as decorações que estão na lateral. Cubra toda a forma.

6 – Deixe esfriar por alguns minutos até que possa ser desenformado e pronto.

Servidos?

Na mesa – Você pode desenformar o Cuscuz em um prato Raso de preferência de cor escura e deixar que seus convidados sirvam-se à vontade.

No Prato – Coloque uma fatia de Cuscuz no centro de um prato Raso, regue com um fio de Azeite e coloque um ramo as Salsinha para ornamentar.

Aproveite esta receita para um delicioso encontro com a Família.

Esta receita serve até 6 pessoas.