Receita de Caldinho de Vaca Atolada da Cozinha do Cadu

Neste episódio, Cadu Lopes faz uma adaptação da famosa “Vaca Atolada”, um prato típico mineiro,  transformando esta iguaria em um delicioso Caldo para as noites frias de Inverno. De quebra, Cadu Lopes também prepara deliciosos Crotons de pão velho que além de serem muito saborosos acompanham muito bem esta receita.

Receita de Caldinho de Vaca Atolada

 

Nossa receita desta semana vem cheia de sabor e muita “Sustança”.

Uma legítima receita da terra do ouro que por muito tempo alimentou nossos bravos tropeiros durante as comitivas que levavam as boiadas pelo interior de São Paulo até Minas Gerais e que hoje é um clássico da culinária mineira, a Vaca Atolada.

Nesta receita, faremos uma versão apresentada como “Caldinho de Vaca Atolada” da Cozinha do Cadu, espero que gostem e aproveitem este prato muito saboroso e reconfortante, principalmente nos períodos de inverno.

E como sempre digo Huuullaaalllaaaaa!!!

 

 

Ingredientes

 

1kg de Mandioca Amarela

1Kg de Costela de Ripa

3 Tomates médios

1 Cebola Grande

4 dentes de Alho

1 dose de Cachaça

2 Pães (Duros)

Pimenta, Sal e Orégano a gosto

 

Mão na Massa

 

O Caldinho

1 – Descascar a Mandioca e cortar em pedaços. Reserve

2 – Cortar a costela de ripa em pedaços, temperar os pedaços com Sal e Pimenta e deixar marinar por alguns minutos.

3 – Cortar os tomates em pequenos cubos, cortar a cebola em tiras bem fininhas e picar os quatro dentes de alho em pedacinhos. Reserve

4 – Em uma panela de pressão, juntar uma colher de azeite e uma de manteiga, acrescentar a cebola em tiras, refogar até dourar. Acrescentar o alho picado, refogar até dourar e em seguida colocar os pedaços de costela, virando sempre para que todos os lados de cada pedaço, esteja bem selado. Acrescentar os tomates picados, os pedaços de Mandioca, cobrir com água e deixar na pressão por uma hora.

4- Após o Cozimento acrescentar ½ litro de água aproximadamente para deixar na consistência de caldo e ferver por alguns minutos.

 

Os Crotons

1 – Corte os dois pães velhos e já endurecidos em cubos pequenos, colocar em uma assadeira, regar com azeite e salpicar de orégano a gosto. Levar ao forno pré-aquecido em 180 graus até dourarem. Reserve.

 

Servidos?

Em um prato fundo coloque aproximadamente duas Conchas do caldo de Vaca Atolada, coloque alguns pedaços de Mandioca espalhados pelo prato e no centro coloque um pedaço de costela, salpique com Salsinha e Cebolinha picada. Por fim acrescente os Crotons ao redor do prato e Huullaaalllaaaaa!!! Aproveite esta deliciosa receita para espantar o frio.

 

Esta receita serve até Cinco pessoas.