Receita de Bacalhoada da Cozinha do Cadu

Nossa receita desta semana vem resgatar nossas raízes europeias e nosso DNA culinário com todo o sabor que a culinária portuguesa tem! Uma receita fácil e prática de um dos prados mais amados pelos brasileiros e presente nas mesas de nossas famílias nos almoços de Domingo.

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

1kg de Lombo de Bacalhau

6 Batatas pequenas

1 Pimentão amarelo grande

1 Cebola roxa grande

2 Tomates Débora médios

4 folhas de Couve médias

80g de Azeitona preta

6 Dentes de Alho

30g de Salsinha e Cebolinha Picadas

Pimenta, Sal, Alecrim e Azeite a gosto

 

Mão na Massa

O Bacalhau

1 – Em uma panela coloque os lombos de Bacalhau e as batatas com casca cortadas em rodelas de aproximadamente 1cm de espessura. Coloque alguns ramos de alecrim e um dente de alho inteiro. Se você estiver utilizando bacalhau dessalgado (Congelado) é necessário colocar uma colher de sal grosso. Se estiver utilizando bacalhau salgado, é necessário dessalgá-lo primeiro antes de cozinhar e não é preciso acrescentar sal.

2 – Corte os tomates ao meio e em seguida corte em oito pedaços, repita o processo com a cebola roxa. Corte o pimentão em pedaços grandes de aproximadamente 2×2. Retire os talos das couves e rasgue as folhas em pedaços grandes.

3 – Após o Cozimento do bacalhau e das batatas, escorra a água, reserve as batatas em um recipiente, desfie os lombos de bacalhau retirando cuidadosamente os espinhos, reserve.

4 – Em um refratário, coloque primeiramente uma camada de couve, em seguida os tomates, pimentões e cebolas. Acrescente uma camada de Bacalhau desfiado e em seguida cubra com uma camada de batatas, repita a mesma sequencia em mais uma camada. Acrescente as azeitonas pretas  e os dentes de alho e regue tudo com bastante azeite.

5 – Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 230 graus. 15 minutos coberto com o papel, 15 minutos sem o papel para dourar as batatas e pronto.

 

Servidos?

Para ir a Mesa – O próprio refratário pode ser levado a mesa da forma como saiu do forno.

No Prato – Em um Prato raso, coloque duas colheres de arroz branco e em seguida coloque algumas colheres de bacalhau retirando a cada colher todas as camadas.

Aproveite esta deliciosa receita reunir a família em um delicioso Almoço de Domingo.

Esta receita serve até 6 pessoas.