Nossa receita desta semana vai em busca de nossas raízes portuguesas, trazendo como personagem principal nada além de um saboroso Bacalhau. Neste prato, diferentemente da bacalhoada, ressaltamos o sabor inigualável da carne do bacalhau, acompanhado somente de alguns vegetais salteados para que não roubem a cena do nosso delicioso protagonista.

Espero que gostem da nossa prática receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

2 Lombos de Bacalhau de Aproximadamente 300g

6 Tomates Sweet Heaven

2 Folhas de Couve rasgadas a mão

1/2 Cebola Roxa cortada em Pétalas

4 Dentes de Alho

Sal, Pimenta, Azeite de Oliva e Alecrim a gosto

 

Mão na Massa

O Bacalhau

1 – Bacalhau Salgado – Fazer o processo de dessalga do bacalhau pelo menos 8 horas antes do preparo. Em seguida Coloque as postas de Bacalhau em uma panela funda, juntamente com 1 dente de Alho e um ramo de Alecrim. Leve ao fogo por 10 Minutos e reserve.

2 – Bacalhau Dessalgado – Coloque as postas de Bacalhau em uma panela funda, acrescente uma colher e meia de sopa de Sal grosso, juntamente com 1 dente de Alho e um ramo de Alecrim. Leve ao fogo por 10 Minutos e reserve.

3 – Coloque as postas de Bacalhau em um refratário, juntamente com um ramo de alecrim sobre cada posta e alguns alhos ao murro. Cubra com azeite de oliva e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos em forno pré-aquecido a 180º ou até dourar.

Os Vegetais

1 – Em uma frigideira coloque um fundo de Azeite de oliva e junte os tomates cortados ao meio com a parte cortada para baixo. Deixe fritar até caramelizar, acrescente as cebolas e deixe caramelizar.

2 – Em seguida, coloque as folhas de Couve rasgadas, salteando até que reduzam um pouco.

3 – Acrescente Sal e Pimenta a gosto e Reserve.


Servidos?

No Prato – Em um Prato raso, de preferência preto, coloque uma porção dos vegetais formando uma base para o Bacalhau. Em seguida coloque A posta de Bacalhau sobre os vegetais. Regue com Azeite de Oliva e finalize com Pimenta de Aroeira.

Aproveite esta deliciosa receita para um jantar a dois.

Esta receita serve 2 pessoas.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Instagram Compartilhe no Twitter Compartilhe a Tribuna